Buscar

A Administração Pública, quando emite um alvará ou impõe a obrigação a um particular, geralmente estará realizando um ato administrativo. Nenhum at...

A Administração Pública, quando emite um alvará ou impõe a obrigação a um particular, geralmente estará realizando um ato administrativo. Nenhum ato administrativo pode se afastar dos mandamentos da lei, mas, em algumas situações, a própria lei concede certa margem de escolha ao administrador. Daí surge a diferenciação entre os atos vinculados e os atos discricionários. 

Sobre os atos administrativos, suas definições e efeitos, é correto afirmar que:

  • O ato discricionário pode ser praticado pela administração com total liberdade de escolha, mesmo que haja violação de dispositivo legal.
  • O ato ilegal pode ser praticado pelo administrador público quando necessário ao atendimento das necessidades públicas.
  • O ato legal é aquele em que o administrador age em prol do interesse privado/particular, ainda que haja violação ao interesse público.
  • O ato nulo é aquele em que a administração pode invalidar de acordo com a sua conveniência e interesse ainda que este ato seja ilegal.
  • O ato vinculado é aquele para cuja realização a lei estabelece requisitos e condições, não havendo liberdade de escolha pelo administrador público.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "O ato vinculado é aquele para cuja realização a lei estabelece requisitos e condições, não havendo liberdade de escolha pelo administrador público."

0
Dislike0
User badge image

Thiago de castro

O ato vinculado é aquele para cuja realização a lei estabelece requisitos e condições, não havendo liberdade de escolha pelo administrador público.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais