Buscar

Considere o trecho a seguir: 'A língua de que usam, toda pela costa, é uma [...] Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, ...

Considere o trecho a seguir: 'A língua de que usam, toda pela costa, é uma [...] Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei: e desta maneira vivem desordenadamente.' Qual alternativa melhor explicita o simbolismo empregado nessa obra?


a) O autor era um linguista e a sua contribuição foi de suma importância para a valorização da cultura tupi dos povos indígenas, auxiliando os portugueses na conquista do território e posterior expulsão dos holandeses.
b) Esse pensamento insere os portugueses na lógica da expansão ultramarina europeia e na percepção dos nativos como grupos humanos que deveriam ser convertidos para a glória da Santa Igreja durante a Reconquista.
c) Ao afirmar que os indígenas não tinham essas letras no seu vocabulário, fica evidente a visão que os portugueses construíram sobre a organização social da população nativa, impossibilitando o reconhecimento deles como iguais.
d) Ao afirmar que os indígenas não tinham essas letras no seu vocabulário, fica evidente a visão que os portugueses construíram sobre a organização social da população nativa, possibilitando o reconhecimento deles como iguais.

Essa pergunta também está no material:

A prova
4 pág.

Prova Objetiva Estudo das Relações Étnico Raciais para O Ensino de História e Cultura Afro Brasileira, Faculdade Maurício de Nassau de ManausFaculdade Maurício de Nassau de Manaus

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) Ao afirmar que os indígenas não tinham essas letras no seu vocabulário, fica evidente a visão que os portugueses construíram sobre a organização social da população nativa, impossibilitando o reconhecimento deles como iguais. O trecho em questão é do Padre José de Anchieta, que descreve a língua tupi-guarani e faz uma associação simbólica entre a ausência das letras F, L e R e a falta de Fé, Lei e Rei, respectivamente. Essa visão dos portugueses sobre os indígenas como seres inferiores e desorganizados é evidenciada na obra e contribuiu para a construção de estereótipos e preconceitos que perduram até hoje.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais