Buscar

As doenças e as epidemias formataram a sociedade, desde que a humanidade conseguiu domesticar as plantas e animais, acumulando energia e criando as...

As doenças e as epidemias formataram a sociedade, desde que a humanidade conseguiu domesticar as plantas e animais, acumulando energia e criando as condições para a formação das cidades. Por séculos, as doenças transmissíveis e a desnutrição mantiveram a expectativa de vida, em média, em 30 anos. Do século XIV até meados do século XIX, considerando a desestabilização e o impacto que a peste e outras doenças epidêmicas causavam, e diante das limitações de tecnologia e conhecimento, o isolamento e a quarentena foram as principais medidas adotadas na saúde pública. Essas medidas tiveram início planejado nos portos em Veneza e desempenharam importante papel para a expansão comercial e o fluxo de pessoas, bens e mercadorias. Entre os séculos XIX e XX, o homem passou a compreender a etiologia das doenças, com o desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente, detecção dos agentes, conhecimento dos ciclos epidemiológicos, prevenção e controle de doenças por meio de vacinas e combate vetorial. Estas tecnologias influenciaram diretamente as ações e as práticas de Saúde Pública que se ampliaram e passaram a ser organizadas por meio das Campanhas Sanitárias.

 

TEIXEIRA, M. G.; OSTA, M. da C. N.; OLIVEIRA, W. K. de.; PENNA, G. O. Vigilância em Saúde no SUS - construção, efeitos e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva, v23, n. 6, p. 1811-1818, 2018.


A respeito da vigilância epidemiológica, esta representa e pode ser conceituada como sendo um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde-individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças ou agravos.


A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.


I. A Vigilância de doenças infecciosas busca analisar o comportamento das doenças (imprevisível e impacto global), influenciada pelo comportamento humano.

II. A Vigilância de traumas e lesões visa monitorar a incidência, causas e circunstâncias

em que ocorrem casos fatais e não fatais, intencionais e não intencionais.

III. A Vigilância de doenças crônicas trabalha exclusivamente com foco na coleta, analisa e

disseminação de informações sobre exposições ambientais potencialmente de risco e desfechos


É correto o que se afirma em:

 

Alternativas


Alternativa 1:


I, apenas.


Alternativa 2:


I e II, apenas.


Alternativa 3:


I e III, apenas.


Alternativa 4:


II e III, apenas.


Alternativa 5:


I, II e III.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 1: I, apenas. A Vigilância de doenças infecciosas busca analisar o comportamento das doenças (imprevisível e impacto global), influenciada pelo comportamento humano. As outras afirmações não correspondem às características da vigilância epidemiológica.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais