Buscar

As regulamentações específicas para combate a incêndio ganharam força no Brasil em meados de 1970, após tragédias de grande repercussão. Hoje se sa...

As regulamentações específicas para combate a incêndio ganharam força no Brasil em meados de 1970, após tragédias de grande repercussão. Hoje se sabe da importância de sistemas de prevenção e há, inclusive, legislação federal que dispõe sobre o tema. Novas edificações devem prover soluções para prevenir e combater ocorrências de incêndio. Laura, investidora imobiliária, adquiriu um imóvel residencial no Rio Grande do Norte, construído em 1970. Ela irá realizar as intervenções necessárias para viabilizar a venda das unidades habitacionais. Além das intervenções estéticas, como pintura e troca de pisos, por exemplo, Laura terá que atentar à proteção contra incêndio da edificação. Para adequar o imóvel, contratou a empresa Fogo Extinto, na qual você trabalha. Você será o engenheiro responsável pelo projeto. Quais medidas você deve propor em relação aos elementos de combate a incêndio e à edificação em si? Disserte sobre o que pode ser feito em relação a cada um dos itens abaixo e não se esqueça de apresentar a Lei Federal que deve ser observada. a) Circulação interna. b) Compartimentação vertical. c) Materiais de acabamento e revestimento

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) Circulação interna: É importante garantir que a circulação interna da edificação seja segura e eficiente em caso de incêndio. Para isso, é necessário que haja rotas de fuga bem sinalizadas e iluminadas, com largura suficiente para permitir a passagem de pessoas e equipamentos de combate a incêndio. Além disso, é importante que as portas de saída de emergência estejam sempre desobstruídas e que as escadas sejam protegidas por paredes corta-fogo. A Lei Federal que deve ser observada é a NBR 9077. b) Compartimentação vertical: A compartimentação vertical é uma medida importante para evitar a propagação do fogo entre os andares da edificação. Para isso, é necessário que haja paredes corta-fogo que separem cada pavimento, impedindo que o fogo se alastre. Além disso, é importante que as portas de acesso aos elevadores e às escadas sejam resistentes ao fogo e que haja sistemas de pressurização para evitar a entrada de fumaça. A Lei Federal que deve ser observada é a NBR 14432. c) Materiais de acabamento e revestimento: Os materiais de acabamento e revestimento devem ser escolhidos levando em consideração sua resistência ao fogo. É importante evitar materiais inflamáveis e optar por materiais que tenham baixa propagação de chamas e que não emitam gases tóxicos em caso de incêndio. A Lei Federal que deve ser observada é a NBR 15575.

0
Dislike0
User badge image

Eloilson de Oliveira

Padrão de resposta esperado

a) Quanto à circulação interna, as áreas que fizerem parte de rotas de fuga devem proporcionar o rápido escoamento dos ocupantes da edificação por meio de um dimensionamento adequado, ou seja, considerando a quantidade de usuários da edificação. As circulações horizontal e vertical correspondem aos corredores e às escadas de uso comum. Tais espaços devem prever a instalação de iluminação e sinalização de emergência, além de sinalização que indique a saída. 

b) A compartimentação vertical consiste em dividir a edificação em pavimentos, de modo a evitar que o fogo se propague para os demais. As lajes do piso e da cobertura devem ser projetadas para suportar o fogo, a fim de evitar sua propagação ou colapso. Há também a compartimentação vertical de fachadas, que objetiva impedir que chamas que venham a sair por aberturas de um pavimento atinjam outros. Tal compartimentação pode ser realizada por elementos como parapeitos, vigas ou prolongamentos de lajes com resistência ao fogo. 

c) Quanto aos materiais de acabamento e revestimento, no momento da especificação, deve-se considerar que materiais combustíveis podem produzir e propagar chamas, calor e fumaça rapidamente, em caso de princípio de incêndio.

Será preciso atentar à Lei Federal 13.425, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público e dá outras providências. 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais