Buscar

Refere-se o Ministro, no caso, ao fenômeno da: mutação inconstitucional, ocasionada pela mudança da realidade social e consequente nova percepção...

Refere-se o Ministro, no caso, ao fenômeno da:


mutação inconstitucional, ocasionada pela mudança da realidade social e consequente nova percepção do Direito, produzindo uma alteração informal no texto constitucional, que, no caso em tela, consistiu no reconhecimento de direito à licença adotante, não previsto expressamente no texto constitucional.
modificação formal da Constituição, por meio da ampliação de seu rol de direitos fundamentais, de modo a contemplar direitos e garantias que, embora não previstos expressamente no texto da Constituição, são considerados essenciais para a proteção da dignidade humana.
interpretação extensiva do texto constitucional, que permite a aplicação de normas constitucionais a situações não previstas expressamente, mas que guardam relação com o seu espírito e finalidade.

Essa pergunta também está no material:

Teoria Constitucionanal
1 pág.

Teoria Constitucional

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Ministro refere-se ao fenômeno da mutação inconstitucional, ocasionada pela mudança da realidade social e consequente nova percepção do Direito, produzindo uma alteração informal no texto constitucional, que, no caso em tela, consistiu no reconhecimento de direito à licença adotante, não previsto expressamente no texto constitucional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais