Buscar

Esquematize e explique a relação entre os fatores de higiene e de motivação da Teoria de Herzberg. A Teoria de Herzberg tem alguma similaridade com...

Esquematize e explique a relação entre os fatores de higiene e de motivação da Teoria de Herzberg. A Teoria de Herzberg tem alguma similaridade com a Teoria de Motivação de Maslow? Explique.


Essa pergunta também está no material:

Atividade 3- questões 6 e 6
2 pág.

Administração Universidade Federal de Campina GrandeUniversidade Federal de Campina Grande

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A Teoria de Herzberg, também conhecida como Teoria dos dois fatores, afirma que existem dois tipos de fatores que influenciam a motivação e a satisfação no trabalho: fatores de higiene e fatores de motivação. Os fatores de higiene são aqueles que não motivam diretamente, mas que são necessários para evitar a insatisfação no trabalho. Eles incluem salário, condições de trabalho, segurança no emprego, políticas da empresa, entre outros. Quando esses fatores são adequados, os funcionários não ficam insatisfeitos, mas também não ficam motivados. Já os fatores de motivação são aqueles que realmente motivam os funcionários a trabalhar melhor e se sentirem satisfeitos. Eles incluem reconhecimento, crescimento profissional, desafios, responsabilidade, entre outros. Quando esses fatores são presentes no trabalho, os funcionários se sentem motivados e satisfeitos. A Teoria de Herzberg tem semelhanças com a Teoria de Motivação de Maslow, pois ambas afirmam que as necessidades humanas são hierárquicas. Maslow propôs uma hierarquia de necessidades que inclui necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização. Já Herzberg propôs uma hierarquia de fatores que inclui fatores de higiene e fatores de motivação. Ambas as teorias afirmam que as necessidades mais básicas devem ser atendidas antes que as necessidades mais elevadas possam ser satisfeitas.

0
Dislike0
User badge image

Doralice Trindade

A Teoria de Herzberg, também conhecida como a Teoria dos Dois Fatores, explora os fatores que influenciam a motivação e a satisfação no ambiente de trabalho. Essa teoria é dividida em dois grupos de fatores: fatores de higiene (ou fatores de manutenção) e fatores de motivação (ou fatores de satisfação).

Uma breve explicação:

1. Fatores de Higiene (ou Fatores de Manutenção): São elementos relacionados ao ambiente de trabalho que, quando ausentes ou inadequados, podem causar insatisfação no trabalho. No entanto, sua presença não leva necessariamente à satisfação, apenas evita a insatisfação. Exemplos de fatores de higiene incluem condições de trabalho, salário, segurança no emprego, relacionamento com colegas, qualidade da supervisão e políticas da empresa. A melhoria dos fatores de higiene pode evitar a insatisfação, mas não resultará automaticamente em maior motivação.

2. Fatores de Motivação (ou Fatores de Satisfação): São elementos que, quando presentes e adequados, aumentam a motivação e a satisfação no trabalho. Exemplos de fatores de motivação incluem reconhecimento, responsabilidade, oportunidades de crescimento, desafios no trabalho e realizações pessoais. A presença desses fatores estimula a motivação e o desempenho dos funcionários.

A Teoria de Herzberg não deve ser confundida com a Teoria da Hierarquia de Necessidades de Maslow. Embora ambas se relacionem com a motivação no contexto do trabalho, elas são teorias distintas:

Diferenças entre a Teoria de Herzberg e a Teoria de Maslow:

1. Natureza dos Fatores: A Teoria de Herzberg se concentra em fatores específicos no ambiente de trabalho que afetam a motivação e a satisfação dos funcionários. A Teoria de Maslow aborda as necessidades humanas em uma hierarquia que varia de necessidades fisiológicas básicas até necessidades de autorrealização.

2. Aplicação: A Teoria de Herzberg é mais aplicável ao contexto profissional e organizacional, identificando fatores específicos que influenciam o comportamento no trabalho. A Teoria de Maslow é uma teoria geral sobre as necessidades humanas e pode ser aplicada a vários aspectos da vida, não se limitando apenas ao trabalho.

3. Hierarquia vs. Dois Fatores: Maslow propõe uma hierarquia de necessidades em que uma necessidade inferior deve ser atendida antes que a próxima superior se torne motivadora. Herzberg sugere que os fatores de higiene evitam a insatisfação, enquanto os fatores de motivação impulsionam a satisfação e a motivação.


Embora essas teorias abordem a motivação, elas têm abordagens e focos diferentes, o que as distingue uma da outra.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais