Buscar

Considere a síntese do acetato de etila a partir do cloreto de acetila e etanol, realizada na presença de piridina, que neutraliza excesso de ácido...

Considere a síntese do acetato de etila a partir do cloreto de acetila e etanol, realizada na presença de piridina, que neutraliza excesso de ácido clorídrico gerado. O cloreto de acetila apresenta duas estruturas de ressonância, conforme mostrado em anexo. Considerando essas informações, avalie as afirmacoes a seguir: I- Na reação nucleófilo ataca carbono da carbonila e, em seguida, ocorre a eliminação do grupo abandonador, que resulta na conversão de um derivado de ácido em outro. II- A reação favorável é a formação do éster, pois quanto menos for o grupo abandonador mais reativo será o composto. III- No que se refere à formação do cloreto de acetila, quanto maior for a contribuição da estrutura de ressonância 2, mais reativo será o composto. IV- O efeito indutivo retirador de elétrons do grupo abandonador aumenta a contribuição da estrutura de ressonância 2, que explica a maior reatividade do cloreto de ácido em relação ao éster formado. Com base nessas informações, marque a alternativa correta:

I- Na reação nucleófilo ataca carbono da carbonila e, em seguida, ocorre a eliminação do grupo abandonador, que resulta na conversão de um derivado de ácido em outro.
II- A reação favorável é a formação do éster, pois quanto menos for o grupo abandonador mais reativo será o composto.
III- No que se refere à formação do cloreto de acetila, quanto maior for a contribuição da estrutura de ressonância 2, mais reativo será o composto.
IV- O efeito indutivo retirador de elétrons do grupo abandonador aumenta a contribuição da estrutura de ressonância 2, que explica a maior reatividade do cloreto de ácido em relação ao éster formado.
A) II e III estão corretas.
B) II está correta.
C) III e IV estão corretas.
D) I, II e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual-QUIMICA ORGANICA 2 pdf
1 pág.

Química Orgânica II Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I, II e IV estão corretas. Justificativa: I- Na reação nucleófilo ataca carbono da carbonila e, em seguida, ocorre a eliminação do grupo abandonador, que resulta na conversão de um derivado de ácido em outro. Essa afirmação está correta, pois a reação de síntese do acetato de etila ocorre por meio de uma reação de adição-eliminação, em que o nucleófilo ataca o carbono da carbonila do cloreto de acetila e, em seguida, ocorre a eliminação do grupo abandonador (cloreto) para formar o éster acetato de etila. II- A reação favorável é a formação do éster, pois quanto menos for o grupo abandonador mais reativo será o composto. Essa afirmação está correta, pois a formação do éster é mais favorável do que a formação do cloreto de acetila, devido à menor estabilidade do cloreto de acetila em relação ao éster acetato de etila. Além disso, quanto menos reativo for o grupo abandonador, mais reativo será o composto. III- No que se refere à formação do cloreto de acetila, quanto maior for a contribuição da estrutura de ressonância 2, mais reativo será o composto. Essa afirmação está correta, pois a estrutura de ressonância 2 apresenta maior contribuição para a estabilização da carga negativa gerada no átomo de oxigênio da carbonila, tornando o cloreto de acetila mais reativo. IV- O efeito indutivo retirador de elétrons do grupo abandonador aumenta a contribuição da estrutura de ressonância 2, que explica a maior reatividade do cloreto de ácido em relação ao éster formado. Essa afirmação está correta, pois o grupo abandonador (cloro) apresenta efeito indutivo retirador de elétrons, aumentando a contribuição da estrutura de ressonância 2 e, consequentemente, aumentando a reatividade do cloreto de acetila em relação ao éster acetato de etila.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais