Buscar

Aponte 6 mudanças entre a Política de Atenção Básica 2017 e o Programa Previne Brasil (2019) no âmbito do Sistema Unico de Saúde. 1. O programa Pre...

Aponte 6 mudanças entre a Política de Atenção Básica 2017 e o Programa Previne Brasil (2019) no âmbito do Sistema Unico de Saúde.
1. O programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), e foi instituído pela Portaria n° 2.979, de 12 de novembro de 2019. Ele leva em conta três componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: captação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).
2. Captação Ponderada: Lógica de Pagamento por Pessoa Cadastrada (cadastro individuais e simplificados) - registro único com CNS ou CPF (CDS, PEC e sistemas próprios/terceiros - monitorados pelo SISAB; As pessoas têm 'pesos' diferentes para o cálculo (independente da tipologia do IBGE do município); Se estão incluídas nos critérios de vulnerabilidade e/ou perfil demográfico tem um Peso maior do que as pessoas que não estão incluídas nos critérios. No entanto, cada uma das pessoas 'são consideradas' apenas uma vez, mesmo que esteja incluída em mais de um critério. Os critérios são: Critério de vulnerabilidade socioeconômica: Programa Bolsa Família (PBF); benefício de Prestação Continuada (BPC); ou Benefício previdenciário no valor de até dois salários mínimos; Critério de perfil demográfico por faixa etária contempla pessoas cadastradas com idade até 5 (cinco) anos e com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais. Portanto
3. Pagamento por desempenho: Indicadores de Saúde - 6 indicadores de saúde (mortalidade infantil, mortalidade materna, cobertura de pré-natal, cobertura de exame citopatológico, cobertura vacinal de poliomielite e cobertura vacinal de pentavalente) e 2 indicadores de processo (cadastro de gestantes e cadastro de hipertensos e diabéticos).
4. Incentivo para ações estratégicas: Credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde - Programa Saúde na Hora; Equipes de Saúde Bucal (ESB); Equipes de Consultório na Rua (eCR); Equipes de Saúde Prisional (ESP); Equipes de Saúde População em Situação de Rua (eSPR); Equipes de Saúde da Família Fluviais (eSF Fluvial); Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas (eSF Ribeirinha); Equipes de Saúde da Família Quilombolas (eSF Quilombola); Equipes de Saúde da Família Indígenas (eSF Indígena); e Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).
5. Fim do PAB fixo e variável.
6. Fim do pagamento destinado às equipes em funcionamento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Algumas das mudanças entre a Política de Atenção Básica 2017 e o Programa Previne Brasil (2019) no âmbito do Sistema Único de Saúde são: 1. O Programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que substituiu o PAB (Piso de Atenção Básica) fixo e variável. 2. O Previne Brasil leva em conta três componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: captação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde). 3. A captação ponderada passou a ser feita por meio de um registro único com CNS ou CPF, com pessoas tendo "pesos" diferentes para o cálculo, independentemente da tipologia do IBGE do município. As pessoas incluídas nos critérios de vulnerabilidade e/ou perfil demográfico têm um peso maior do que as pessoas que não estão incluídas nos critérios. 4. O pagamento por desempenho passou a ser feito com base em 6 indicadores de saúde (mortalidade infantil, mortalidade materna, cobertura de pré-natal, cobertura de exame citopatológico, cobertura vacinal de poliomielite e cobertura vacinal de pentavalente) e 2 indicadores de processo (cadastro de gestantes e cadastro de hipertensos e diabéticos). 5. O Previne Brasil incentiva ações estratégicas, como o Programa Saúde na Hora, equipes de saúde bucal, equipes de consultório na rua, equipes de saúde prisional, equipes de saúde da população em situação de rua, equipes de saúde da família fluviais, equipes de saúde da família ribeirinhas, equipes de saúde da família quilombolas, equipes de saúde da família indígenas e o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). 6. O pagamento destinado às equipes em funcionamento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi encerrado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais