Buscar

Além das alterações na quantidade dos neutrófilos, existem outras alterações qualitativas que podem ser visualizadas ao analisarmos as lâminas de h...

Além das alterações na quantidade dos neutrófilos, existem outras alterações qualitativas que podem ser visualizadas ao analisarmos as lâminas de hemograma microscopicamente. Reconhecer essas alterações pode ser fundamental para o diagnóstico de certas patologias hematológicas.

Com relação a essas alterações, assinale a alternativa CORRETA:


A) Na síndrome de Chediak-Higashi, o hemograma mostra leucócitos com granulações pequenas, coradas em azul ou pardo-escuro.


B) Corpos de Döhle são áreas, na periferia dos neutrófilos, vistas como manchas azuais, nas quais há liquefação do retículo endoplasmático. 

São difíceis de notar e são mais nítidas em lâminas de sangue sem EDTA. Não há significado patológico.


C) Quando a produção de granulócitos é continuamente exigida por extensão e duração de um foco inflamatório, os neutrófilos chegam ao sangue periférico ainda com granulação secundária, as chamadas granulações tóxicas.


D)  Anomalia de Pelger-Huet é um defeito genético, autossômico dominante, da segmentação dos neutrófilos, com presença apenas de células bastonadas e bissegmentados e sem significação patológica. Confundida, facilmente, com desvio à esquerda .

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Quando a produção de granulócitos é continuamente exigida por extensão e duração de um foco inflamatório, os neutrófilos chegam ao sangue periférico ainda com granulação secundária, as chamadas granulações tóxicas. Essa alteração é conhecida como granulação tóxica e pode ser observada em casos de infecções bacterianas graves, inflamações crônicas e outras condições patológicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais