Buscar

4) OAB/FGV – Exame de Ordem Unificado XXVIII – 2019 João da Silva, idoso, ingressou com ação judicial para revisão de valores de reajuste do plan...

4) OAB/FGV – Exame de Ordem Unificado XXVIII – 2019

João da Silva, idoso, ingressou com ação judicial para revisão de valores de reajuste do plano de saúde, contratado na modalidade individual. Alega que houve alteração do valor em decorrência da mudança de faixa etária, o que entende abusivo. Ao entrar em contato com a fornecedora, foi informado que o reajuste atendeu ao disposto pela agência reguladora, que é um órgão governamental, e que o reajuste seria adequado.

Sobre o reajuste da mensalidade do plano de saúde de João, de acordo com entendimento do STJ firmado em Tema de Recurso Repetitivo, bem como à luz do Código do Consumidor, assinale a afirmativa correta.

a) Somente seria possível se o plano fosse


b) É possível o reajuste por mudança de faixa etária, desde que haja previsão contratual e que a variação não seja desarrazoada ou aleatória.
a) O reajuste por mudança de faixa etária é abusivo, independentemente de previsão contratual ou de ser razoável.
c) O reajuste por mudança de faixa etária é abusivo, independentemente de previsão contratual, mas é possível a variação desde que seja razoável.
d) O reajuste por mudança de faixa etária é abusivo, independentemente de previsão contratual, mas é possível a variação desde que seja aleatória.

Essa pergunta também está no material:

DireitodoConsumidor11questes
17 pág.

Direito do Consumidor Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) É possível o reajuste por mudança de faixa etária, desde que haja previsão contratual e que a variação não seja desarrazoada ou aleatória. Isso porque, de acordo com o entendimento do STJ firmado em Tema de Recurso Repetitivo, o reajuste por mudança de faixa etária é permitido, desde que haja previsão contratual e que a variação não seja desarrazoada ou aleatória. Além disso, o Código do Consumidor também permite o reajuste, desde que seja previsto em contrato e que a variação não seja abusiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais