Buscar

39- Uma paciente de 78 anos, com história de diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia e doença arterial coronariana (com 2 epis...

39- Uma paciente de 78 anos, com história de diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia e doença arterial coronariana (com 2 episódios de angioplastia prévia), procura o ambulatório queixando-se de astenia e dispneia aos pequenos esforços. Achados pertinentes ao exame físico são: pressão arterial = 110x60mmHg, pulso radial = 120bpm, veias jugulares túrgidas, estertores crepitantes nas bases de ambos os pulmões, hepatomegalia e edema membros inferiores (++/++++). A paciente faz uso de metformina 850mg 3 vezes ao dia, gliclazida 60mg ao dia, vildagliptina 50mg ao dia e insulina NPH 12UI subcutâneas ao deitar. A conduta mais apropriada para esta paciente seria:

A) Ajuste de doses dos hipoglicemiantes orais e encaminhamento para avaliação de revascularização miocárdica.
B) Ajuste de doses dos hipoglicemiantes orais e início de diurético de alça.
C) Suspensão dos hipoglicemiantes orais e início de insulina basal.
D) Internar paciente para insulinoterapia intensificada, suspender todos agentes antidiabéticos orais, iniciar tratamento da insuficiência cardíaca e solicitar exames para avaliação de função renal e hepática.
A) A
B) B
C) C
D) D

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-200
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta mais apropriada para a paciente descrita seria a alternativa D) Internar paciente para insulinoterapia intensificada, suspender todos agentes antidiabéticos orais, iniciar tratamento da insuficiência cardíaca e solicitar exames para avaliação de função renal e hepática. A paciente apresenta sinais de insuficiência cardíaca descompensada, com estertores crepitantes nas bases de ambos os pulmões, hepatomegalia e edema membros inferiores (++/++++). Além disso, a pressão arterial está baixa e o pulso está elevado, o que sugere uma possível descompensação da doença arterial coronariana. Nesse caso, é necessário internar a paciente para uma insulinoterapia intensificada, suspender todos os agentes antidiabéticos orais e iniciar o tratamento da insuficiência cardíaca. Também é importante solicitar exames para avaliação da função renal e hepática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais