Buscar

Resolução Livro Texto Disciplina: Estruturas Organizacionais Unidade: IV Questão 2 Resposta correta: alternativa E Análise das alternativas: I...

Resolução Livro Texto

Disciplina: Estruturas Organizacionais Unidade: IV

Questão 2

Resposta correta: alternativa E

Análise das alternativas:

I) Afirmativa Incorreta

Justificativa: Dividir a empresa em departamentos de acordo com a função desempenhada pelos colaboradores é realmente uma maneira de se obter economia de escala, mas é característica das estruturas funcionais e não das divisionais, opção adotada pelo José dos Santos.

II) Afirmativa Correta

Justificativa: Realmente uma das características da estrutura tradicional divisional é a divisão por linha de produtos e por localização geográfica, permitindo assim maior agilidade e foco no cliente, ou seja, aumentando a eficácia.

III) Afirmativa Correta

Justificativa: Um dos pontos fortes da estrutura divisional é a descentralização das decisões, aproximando-as dos níveis hierárquicos mais baixos.

IV) Afirmativa Incorreta

Justificativa: O compartilhamento de recursos e especialmente a natureza dual de comando (duplo comando) são características da estrutura matricial, portanto em desacordo com a decisão tomada pelo José dos Santos.

V) Alternativa Correta

Justificativa: Gerar conhecimentos do contato com clientes para o núcleo organizacional é característica da estrutura não tradicional conhecida como Estrutura Invertida.

I) Dividir a empresa em departamentos de acordo com a função desempenhada pelos colaboradores é uma característica das estruturas divisionais.
II) A estrutura divisional é caracterizada pela divisão por linha de produtos e por localização geográfica.
III) A estrutura divisional é caracterizada pela descentralização das decisões.
IV) O compartilhamento de recursos e a natureza dual de comando são características da estrutura divisional.
V) Gerar conhecimentos do contato com clientes para o núcleo organizacional é característica da estrutura não tradicional conhecida como Estrutura Invertida.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.
e) Apenas a afirmativa II e a afirmativa III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Resolução de Estruturas Organizacionais Unid. 4
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa E, que afirma que apenas a afirmativa II e a afirmativa III estão corretas. A afirmativa II está correta, pois a estrutura divisional é caracterizada pela divisão por linha de produtos e por localização geográfica. A afirmativa III também está correta, pois a estrutura divisional é caracterizada pela descentralização das decisões. As outras afirmativas estão incorretas, pois a afirmativa I é característica das estruturas funcionais, a afirmativa IV é característica da estrutura matricial e a afirmativa V é característica da estrutura não tradicional conhecida como Estrutura Invertida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais