Buscar

Homem de 32 anos com diagnóstico de tuberculose pulmonar bacilífera, em uso do esquema RHZE (rifampicina + isoniazida + pirazinamida + etambutol) h...

Homem de 32 anos com diagnóstico de tuberculose pulmonar bacilífera, em uso do esquema RHZE (rifampicina + isoniazida + pirazinamida + etambutol) há 5 semanas, com boa adesão e em acompanhamento no centro de saúde. Refere melhora importante dos sintomas respiratórios e constitucionais e está sem queixas. É tabagista (15 anos-maço), sem outras comorbidades ou uso de medicamentos. Ao exame físico, apresenta icerícia +/4+. Exames de seguimento: baciloscopia de escarro: negativo. Laboratório: ALT 206 UL/L (valor pré-tratamento 370 UL), AST 202U/L (Valor pré-tratamento 48 U/L), fosfatase alcalina 370 U/L (Valor pré-tratamento 120 U/L); bilirrubina total 3,7mg/dL (valor pré-tratamento 0,7mg/dL; glicemia jejum 95mg/dL; ureia 30mg/dL; creatinina 0,9mg/dL. Qual é a conduta MAIS ADEQUADA neste momento?


A - Manter o esquema terapêutico e solicitar avaliação do serviço de gastroenterologia.
B - Interrupção do tratamento e acompanhamento semanal por exames bioquímicos hepáticos, com reintrodução gradual do mesmo esquema terapêutico após queda significativa das enzimas e da bilirrubina.
C - Interrupção do etambutol e manutenção do esquema terapêutico com os demais medicamentos.
D - Interrupção do esquema terapêutico e início de novo esquema com outros medicamentos.

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-713
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta mais adequada neste momento é a letra B - Interrupção do tratamento e acompanhamento semanal por exames bioquímicos hepáticos, com reintrodução gradual do mesmo esquema terapêutico após queda significativa das enzimas e da bilirrubina. O paciente apresenta icterícia e aumento significativo das enzimas hepáticas, o que pode ser um sinal de hepatotoxicidade causada pelos medicamentos do esquema terapêutico. Nesse caso, é necessário interromper o tratamento e realizar acompanhamento semanal por exames bioquímicos hepáticos. Após a queda significativa das enzimas e da bilirrubina, o mesmo esquema terapêutico pode ser reintroduzido gradualmente. É importante ressaltar que a interrupção do tratamento pode levar a uma piora do quadro clínico e a um aumento do risco de resistência aos medicamentos. Por isso, a interrupção do tratamento deve ser feita com cautela e sempre com acompanhamento médico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais