Buscar

Quanto ao empiema pleural, considere as afirmativas a seguir: I - Para o tratamento do empiema pleural, o conhecimento de fundamentos da fisiolog...

Quanto ao empiema pleural, considere as afirmativas a seguir:

I - Para o tratamento do empiema pleural, o conhecimento de fundamentos da fisiologia do espaço pleural e a definição das fases evolutivas do empiema são indispensáveis, pois se estabelece uma relação entre as fases e as propostas terapêuticas.

II - A maioria dos casos de empiema pleural origina-se de infecções pulmonares preexistentes, acreditando-se que a contaminação do espaço pleural possa ocorrer pela passagem direta de bactérias por meio da pleura visceral, decorrente da ruptura de abscessos pulmonares periféricos para a cavidade pleural.

III - As manifestações clínicas do empiema pleural estão relacionadas com seu fator causal, estágio evolutivo da doença, quantidade de pus no espaço pleural, competência imunológica do paciente e poder da virulência do organismo infectante.

IV - As fases evolutivas do empiema pleural são divididas em 4: pré-exsudativa, inicial após 1 a 3 dias; exsudativa, após 4 a 7 dias; fibrinopurulenta, após 7 a 30 dias; e de organização, após 31 dias.

Estão corretas:

d) I, II, III

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-968
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) I, II, III". Justificativa: I - É verdadeira, pois o conhecimento dos fundamentos da fisiologia do espaço pleural e a definição das fases evolutivas do empiema são importantes para o tratamento da doença. II - É verdadeira, pois a maioria dos casos de empiema pleural é decorrente de infecções pulmonares preexistentes. III - É verdadeira, pois as manifestações clínicas do empiema pleural estão relacionadas com diversos fatores, como o estágio evolutivo da doença, quantidade de pus no espaço pleural, competência imunológica do paciente e poder da virulência do organismo infectante. IV - É falsa, pois as fases evolutivas do empiema pleural são divididas em 3: exsudativa, fibrinopurulenta e organização.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais