Buscar

Analise as afirmativas abaixo sobre o modelo de Terapia Cognitivo Comportamental.   I. A conceitualização cognitiva do caso deve ser formulada aind...

Analise as afirmativas abaixo sobre o modelo de Terapia Cognitivo Comportamental.

 

I. A conceitualização cognitiva do caso deve ser formulada ainda na primeira sessão e essa conceitualização deve ser mantida sem alteração até o final do tratamento para que haja coerência entre os métodos utilizados.

II. O formato das sessões em terapia cognitivo comportamental tende a não ter estrutura.

III. A relação terapêutica é pautada no empirismo colaborativo, em que a aliança entre terapeuta e paciente é vista como importante para o tratamento.

IV. No andamento da sessão é imprescindível que os temas abordados e técnicas utilizadas sigam o planejamento inicial do psicólogo, pois são considerados de maior urgência para o tratamento.

 

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I e III estão corretas. Justificativa: I. A conceitualização cognitiva do caso deve ser formulada ainda na primeira sessão e essa conceitualização deve ser mantida sem alteração até o final do tratamento para que haja coerência entre os métodos utilizados. - Essa afirmação está correta, pois a conceitualização cognitiva é uma das etapas mais importantes da terapia cognitivo-comportamental e deve ser formulada na primeira sessão e mantida ao longo do tratamento. II. O formato das sessões em terapia cognitivo comportamental tende a não ter estrutura. - Essa afirmação está incorreta, pois as sessões de terapia cognitivo-comportamental têm uma estrutura definida, com início, meio e fim, e geralmente seguem um roteiro pré-estabelecido. III. A relação terapêutica é pautada no empirismo colaborativo, em que a aliança entre terapeuta e paciente é vista como importante para o tratamento. - Essa afirmação está correta, pois a relação terapêutica é fundamental na terapia cognitivo-comportamental e é baseada no empirismo colaborativo, em que terapeuta e paciente trabalham juntos para identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais. IV. No andamento da sessão é imprescindível que os temas abordados e técnicas utilizadas sigam o planejamento inicial do psicólogo, pois são considerados de maior urgência para o tratamento. - Essa afirmação está incorreta, pois a terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem flexível e adaptável, e o terapeuta deve estar preparado para modificar o planejamento inicial de acordo com as necessidades do paciente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais