Buscar

O método das forças é uma técnica poderosa para a análise de vigas, permitindo a determinação precisa das forças internas e das reações de apoio, c...

O método das forças é uma técnica poderosa para a análise de vigas, permitindo a determinação precisa das forças internas e das reações de apoio, com base no equilíbrio das forças em cada um dos componentes da viga, o que é essencial para o projeto de estruturas seguras e eficientes.

Sobre a aplicação do método das forças em vigas, analise as assertivas a seguir.

I. Ao utilizar o método das forças em vigas é possível determinar as forças cortantes e os momentos fletores em diferentes seções da viga, o que permite avaliar a resistência e a capacidade de carga da estrutura, bem como identificar as regiões mais críticas em termos de esforços.

II. O método das forças em vigas é uma técnica aplicável a diferentes tipos de carregamento, tais como cargas concentradas, cargas distribuídas uniformemente ou não, e momentos, o que torna essa técnica bastante versátil na análise de vigas.

III. O método das forças em vigas é incapaz de determinar a deformação em uma viga, já que essa técnica se baseia apenas no equilíbrio das forças em cada seção da viga.

IV. O método das forças em vigas é capaz de analisar apenas vigas com seções transversais simples e não pode ser aplicado a vigas com geometrias complexas, tais como as vigas curvas ou as vigas com seções variáveis ao longo do comprimento.

São verdadeiras:

Escolha uma opção:

a.

I e III, apenas.

b.

I e II, apenas.

c.

III e IV, apenas.

d.

I, II e III, apenas.

e.

II e III, apenas.


💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As alternativas corretas são: b. I e II, apenas. Justificativa: I. Ao utilizar o método das forças em vigas é possível determinar as forças cortantes e os momentos fletores em diferentes seções da viga, o que permite avaliar a resistência e a capacidade de carga da estrutura, bem como identificar as regiões mais críticas em termos de esforços. II. O método das forças em vigas é uma técnica aplicável a diferentes tipos de carregamento, tais como cargas concentradas, cargas distribuídas uniformemente ou não, e momentos, o que torna essa técnica bastante versátil na análise de vigas. III. O método das forças em vigas é incapaz de determinar a deformação em uma viga, já que essa técnica se baseia apenas no equilíbrio das forças em cada seção da viga. IV. O método das forças em vigas é capaz de analisar apenas vigas com seções transversais simples e não pode ser aplicado a vigas com geometrias complexas, tais como as vigas curvas ou as vigas com seções variáveis ao longo do comprimento. Portanto, as assertivas I e II estão corretas.

2
Dislike0
User badge image

Rafaela Souza

certinho

0
Dislike0
User badge image

jadsonn lima

certa


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais