Buscar

A lei nº 13.491/2017 entrou em vigor no dia 13 de outubro de 2017, seu objeto alterou significativamente o artigo 9º do Decreto-lei nº 1.001/1969, ...

A lei nº 13.491/2017 entrou em vigor no dia 13 de outubro de 2017, seu objeto alterou significativamente o artigo 9º do Decreto-lei nº 1.001/1969, especificamente em relação ao conceito de crimes militares em tempos de paz, o que dilatou a competência para julgamento dos Tribunais Militares. Diante do exposto, observe as afirmativas abaixo.

I – Antes da alteração legislativa eram considerados como crimes militares apenas os expressamente previstos no Código Penal Militar (CPM). Contudo a nova lei não ampliou essa conceituação.

II – Atualmente, são considerados como crime castrense somente os previstos em lei específica, excluindo-se todos aqueles tipificados em lei esparsa.

III – Para que um crime seja considerado militar não será necessário verificar a previsão do inciso II, do artigo 9º, do COM, por ser um rol puramente explicativo.

IV – Quanto a constitucionalidade da modificação/ampliação do conceito de crime militar, a Carta Magna, em seu artigo 125, §4º destaca que é de competência da Justiça militar defini-la. Portanto, perfeitamente inconstitucional a alteração da norma.

Assinale a alternativa correta:

  • Apenas l está correta
  • Apenas III e IV estão corretas
  • Apenas lV está correta.
  • Todas estão erradas


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas l está correta". Justificativa: I - Antes da alteração legislativa eram considerados como crimes militares apenas os expressamente previstos no Código Penal Militar (CPM). Contudo a nova lei não ampliou essa conceituação. II - Atualmente, são considerados como crime castrense somente os previstos em lei específica, excluindo-se todos aqueles tipificados em lei esparsa. (Incorreta) III - Para que um crime seja considerado militar não será necessário verificar a previsão do inciso II, do artigo 9º, do COM, por ser um rol puramente explicativo. (Incorreta) IV - Quanto a constitucionalidade da modificação/ampliação do conceito de crime militar, a Carta Magna, em seu artigo 125, §4º destaca que é de competência da Justiça militar defini-la. Portanto, perfeitamente constitucional a alteração da norma. (Incorreta)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais