Buscar

(ENADE, 2004) Um professor de Educação Física de uma turma de Ensino Médio encontra-se diante de um problema de avaliação. Seus alunos apresentam d...

(ENADE, 2004) Um professor de Educação Física de uma turma de Ensino Médio encontra-se diante de um problema de avaliação. Seus alunos apresentam diferentes níveis de desempenho físico-técnico nas atividades realizadas durante o bimestre. Diante de tal situação, cabe ao professor, pedagogicamente:

A Aplicar testes padronizados, pois assim estaria demonstrando uma postura objetiva, ou seja, de neutralidade, em que todos receberiam o mesmo tratamento.

B Utilizar a avaliação formativa, pois assim estaria demonstrando uma postura crítica, em que todos receberiam um tratamento diferenciado.

C Utilizar a avaliação somativa, pois assim estaria demonstrando uma postura crítica, em que todos receberiam o mesmo tratamento.

D Aplicar testes padronizados, pois assim estaria demonstrando uma postura crítica, em que todos receberiam um tratamento diferenciado.

O professor deve utilizar a avaliação formativa para lidar com diferentes níveis de desempenho físico-técnico dos alunos.
A avaliação formativa permite um tratamento diferenciado para cada aluno.
A avaliação somativa não é a melhor opção para lidar com diferentes níveis de desempenho físico-técnico dos alunos.
A aplicação de testes padronizados não é a melhor opção para lidar com diferentes níveis de desempenho físico-técnico dos alunos.
A
B
C
D

Essa pergunta também está no material:

Teoria e Metodologia de Lutas final
4 pág.

Teoria e Metodologia das Lutas Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: Utilizar a avaliação formativa, pois assim estaria demonstrando uma postura crítica, em que todos receberiam um tratamento diferenciado. A avaliação formativa é uma avaliação contínua e processual, que permite ao professor identificar as dificuldades e potencialidades dos alunos ao longo do processo de aprendizagem. Dessa forma, é possível oferecer um tratamento diferenciado para cada aluno, de acordo com suas necessidades e habilidades. Já a avaliação somativa é uma avaliação final, que tem como objetivo verificar o desempenho dos alunos em relação aos objetivos propostos. A aplicação de testes padronizados pode ser útil em alguns casos, mas não é a melhor opção para lidar com diferentes níveis de desempenho físico-técnico dos alunos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais