Logo Passei Direto
Buscar
O cargo de Mariana poderia ser extinto por Decreto? Justifique.
O cargo de Mariana poderia ser extinto por Decreto?
O cargo de Mariana poderia ser extinto por Decreto, desde que haja motivação e observância aos princípios constitucionais da administração pública.
O cargo de Mariana não poderia ser extinto por Decreto, pois a extinção de cargos públicos somente pode ser realizada por lei específica.
User badge image
AdmComigo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A extinção de cargos públicos geralmente requer uma lei específica, conforme previsto na Constituição. Portanto, o cargo de Mariana não poderia ser extinto por Decreto, a menos que haja uma autorização legal que permita essa ação. A motivação e a observância dos princípios constitucionais da administração pública são essenciais nesse processo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "O cargo de Mariana não poderia ser extinto por Decreto, pois a extinção de cargos públicos somente pode ser realizada por lei específica." Isso ocorre porque a Constituição Federal estabelece que a extinção de cargos públicos só pode ser realizada por meio de lei específica, e não por decreto. Além disso, a extinção de cargos públicos deve ser motivada e observar os princípios constitucionais da administração pública.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A) A qualificação pretendida por Associação Vivaoverde é ato discricionário? Justifique. (Valor: 0,60)

B) Qual é o instrumento adequado para a formação do vínculo de cooperação entre as partes no âmbito da parceria pretendida? Justifique. (Valor: 0,65)


Determinada sociedade de economia mista estadual fez publicar edital de licitação para a realização de um serviço de engenharia em sua sede, no qual foi admitida a remuneração variável vinculada ao desempenho do contratado, com base em metas, padrões de qualidade, critérios de sustentabilidade ambiental e prazos de entrega, devidamente especificados no respectivo instrumento convocatório, respeitado o limite orçamentário fixado pela futura contratante. A sociedade empresária Tudopronto S/A tem, dentre suas sócias, Fabiana, que não é administradora mas possui 10% (dez por cento) do capital social. Como Fabiana é empregada concursada da sociedade de economia mista em questão, e a sociedade empresária deseja participar da mencionada licitação, seus representantes consultam você, como advogado, acerca do tema. Considerando estritamente os fatos narrados, responda aos itens a seguir. A) É possível a remuneração admitida pelo edital em questão? Justifique. (Valor: 0,60) B) A sociedade empresária Tudopronto poderia participar de tal licitação? Justifique. (Valor: 0,65)

I - O edital de licitação admite a remuneração variável vinculada ao desempenho do contratado, com base em metas, padrões de qualidade, critérios de sustentabilidade ambiental e prazos de entrega, devidamente especificados no respectivo instrumento convocatório, respeitado o limite orçamentário fixado pela futura contratante.
II - Fabiana, que é empregada concursada da sociedade de economia mista em questão, não pode participar da licitação por ser sócia da sociedade empresária Tudopronto S/A.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Ambas as afirmativas estão corretas.
d) Nenhuma das afirmativas está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina