Buscar

De acordo com o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, Oliveira Viana contrapôs ao liberalismo doutrinário uma concepção de autoritaris...

De acordo com o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, Oliveira Viana contrapôs ao liberalismo doutrinário uma concepção de autoritarismo instrumental. Assinale a alternativa correta sobre esse autoritarismo:

a.Para Oliveira Viana, somente o integralismo (fascismo à brasileira) era a única forma possível de desenvolver a nação.

b.O autoritarismo instrumental significava uma defesa permanente da democracia e da liberdade da sociedade civil contra os excessos do Estado.

c.O autoritarismo instrumental é uma política que usa meios autoritários de forma temporária para preparar a sociedade para a liberdade e a democracia.

d.O autoritarismo instrumental é uma política de “ditadura branda” que preserva as liberdades essenciais dos indivíduos e da democracia.

e.Para Oliveira Viana, o autoritarismo instrumental nada mais era do que um regime liberal, porém com um peso diferenciado para a ordem e a segurança em relação à liberdade e à democracia.

                                         


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) O autoritarismo instrumental é uma política que usa meios autoritários de forma temporária para preparar a sociedade para a liberdade e a democracia. Oliveira Viana defendia que o Estado deveria ter um papel forte na condução do desenvolvimento nacional, mas que esse autoritarismo deveria ser temporário e instrumental, ou seja, utilizado apenas para preparar a sociedade para a liberdade e a democracia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais