Buscar

What is the purpose of the "planta" and "perfil longitudinal" in road design? A planta é a projeção da estrada sobre um plano horizontal e represe...

What is the purpose of the "planta" and "perfil longitudinal" in road design?

A planta é a projeção da estrada sobre um plano horizontal e representa o eixo da estrada, as linhas indicativas dos bordos da plataforma, a topografia do local, a hidrologia, elementos diversos que possam influir no custo da estrada, benfeitorias, divisas de propriedade e outros elementos que possam auxiliar na determinação dos custos de desapropriação da faixa.
O perfil longitudinal é a projeção da estrada sobre uma superfície cilíndrica vertical passando pelo eixo em planta e representa a escala vertical maior que a escala horizontal adotada, permitindo uma melhor visualização do projeto.

Essa pergunta também está no material:

Pimenta_Carlos_ProjetoEstradas1-10
1 pág.

Projetos de Estradas Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal de Juiz de Fora

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A planta e o perfil longitudinal são elementos fundamentais no projeto de estradas. A planta é responsável por representar a projeção da estrada em um plano horizontal, mostrando o eixo da estrada, as linhas indicativas dos bordos da plataforma, a topografia do local, a hidrologia, elementos diversos que possam influir no custo da estrada, benfeitorias, divisas de propriedade e outros elementos que possam auxiliar na determinação dos custos de desapropriação da faixa. Já o perfil longitudinal é a projeção da estrada sobre uma superfície cilíndrica vertical passando pelo eixo em planta e representa a escala vertical maior que a escala horizontal adotada, permitindo uma melhor visualização do projeto. O perfil longitudinal é responsável por mostrar a variação altimétrica da estrada, ou seja, as elevações e depressões do terreno ao longo do eixo da estrada, permitindo que sejam definidos os cortes e aterros necessários para a construção da estrada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais