Buscar

Contraponha as visões novo-clássica e keynesiana sobre o modo de funcionamento do mercado de trabalho. Segundo o modelo novo clássico, os mercados...

Contraponha as visões novo-clássica e keynesiana sobre o modo de funcionamento do mercado de trabalho.

Segundo o modelo novo clássico, os mercados se otimizam e há pleno emprego.
A hipótese keynesiana acredita que o funcionamento no mercado de trabalho está assentado em uma situação de concorrência imperfeita.
O modelo novo clássico é na ótica de funcionamento pela concorrência perfeita, sem intervenções de oligopólios ou monopólios.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES DE MACROECONOMIA I
2 pág.

Macroeconomia I Universidade Federal do ParáUniversidade Federal do Pará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A visão novo-clássica acredita que o mercado de trabalho é eficiente e que há pleno emprego, ou seja, todos os trabalhadores que desejam trabalhar conseguem emprego. Segundo essa visão, o mercado de trabalho é regido pela lei da oferta e da demanda, ou seja, o salário é determinado pela oferta e demanda de trabalho. Se houver excesso de oferta de trabalho, os salários caem, o que estimula a contratação de mais trabalhadores e, consequentemente, o aumento da produção. Por outro lado, se houver excesso de demanda de trabalho, os salários sobem, o que desestimula a contratação de mais trabalhadores e, consequentemente, a redução da produção. Já a visão keynesiana acredita que o mercado de trabalho não é eficiente e que pode haver desemprego involuntário, ou seja, trabalhadores que desejam trabalhar não conseguem emprego. Segundo essa visão, o mercado de trabalho é regido por uma série de fatores que podem impedir que a oferta e a demanda de trabalho se equilibrem, como a rigidez dos salários, a falta de informação sobre as vagas disponíveis e a falta de incentivos para a criação de empregos. Nesse sentido, a intervenção do Estado pode ser necessária para estimular a criação de empregos e reduzir o desemprego.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais