Buscar

Com base em seus conhecimentos prévios, descreva a relação entre a economia cafeeira e a industrialização no estado de São Paulo. A produção de ca...

Com base em seus conhecimentos prévios, descreva a relação entre a economia cafeeira e a industrialização no estado de São Paulo.

A produção de café foi responsável por transformações econômicas no Brasil, em especial para a economia do estado de São Paulo.
A economia fundamentada na produção do café era o centro de parte extremamente grande e importante da economia do Brasil, além de ditarem as bases da transformação político-econômica.
A política keynesiana de suporte à demanda agregada e ao emprego alcançou a cultura cafeeira e toda a estrutura econômica circundante.
A economia industrial começou a surgir no estado de São Paulo no período da expansão da exportação cafeeira, que permitiu investimentos em toda a cadeia produtiva e bancou o processo de industrialização.

Essa pergunta também está no material:

prova de Formação Econômica do Brasil
4 pág.

Formação Economica Brasileira Universidade Federal do ParáUniversidade Federal do Pará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A produção de café foi um dos principais fatores que impulsionaram a economia do estado de São Paulo no século XIX e início do século XX. Com a expansão da produção cafeeira, houve um aumento significativo na demanda por mão de obra, o que gerou um grande fluxo migratório para o estado. Esse aumento populacional, por sua vez, contribuiu para o surgimento de novas atividades econômicas, como o comércio e a prestação de serviços. Além disso, a produção de café permitiu que os produtores acumulassem grandes fortunas, o que possibilitou investimentos em outras áreas, como a infraestrutura e a indústria. Com isso, o estado de São Paulo se tornou um importante centro industrial do país, com destaque para setores como o têxtil, o alimentício e o automobilístico. Assim, pode-se dizer que a economia cafeeira e a industrialização estiveram intimamente relacionadas no estado de São Paulo, sendo que a primeira possibilitou o surgimento da segunda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais