Logo Passei Direto
Buscar
Atente para a afirmação:
“O filamento grosso é constituído por moléculas de miosina, dispostas ordenadamente. Cada molécula de miosina é constituída por dupla hélices
enroladas entre si e numa das extremidades se encontram duas cabeças globulares. O seu arranjo é regular de tal maneira que as cabeças se dispõem de
maneira helicoidal, separadas por 14,5 nm. Existem 294 moléculas por filamento grosso. Como as cabeças têm atividade ATPásica existem 588 sítios
com tal propriedade. O filamento grosso se encontra no centro de um hexágono em cujos vértices se encontram dispostos os filamentos finos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, A. T. Fisiologia da contração muscular. Revista Neurociências, v. 13, n. 3. p. 60-62, 2005.

O filamento grosso é constituído por moléculas de miosina.
Cada molécula de miosina é constituída por dupla hélices enroladas entre si e numa das extremidades se encontram duas cabeças globulares.
O filamento grosso se encontra no centro de um hexágono em cujos vértices se encontram dispostos os filamentos finos.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Todas as afirmativas estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. "O filamento grosso é constituído por moléculas de miosina." - Esta afirmativa está correta. O filamento grosso é, de fato, composto por miosina. II. "Cada molécula de miosina é constituída por dupla hélices enroladas entre si e numa das extremidades se encontram duas cabeças globulares." - Esta afirmativa também está correta. As moléculas de miosina possuem uma estrutura que inclui cabeças globulares. III. "O filamento grosso se encontra no centro de um hexágono em cujos vértices se encontram dispostos os filamentos finos." - Esta afirmativa está correta. Na estrutura do sarcômero, os filamentos finos estão dispostos nos vértices de um hexágono em torno do filamento grosso. Como todas as afirmativas estão corretas, a alternativa correta é: c) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "c) Todas as afirmativas estão corretas". Todas as três afirmações apresentadas estão corretas de acordo com o texto citado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o excerto de texto: “Existem três processos distintos e integrados que operam para satisfazer a demanda energética do músculo. O sistema anaeróbio que pode ser dividido em alático e lático. O sistema alático compreende a quebra da creatina fosfato (CP) e as moléculas de ATP já presentes dentro do músculo. O sistema lático refere-se à combustão parcial da glicose ou glicogênio. A quebra destas duas moléculas irá gerar ácido lático com a sua imediata conversão para lactato. E finalmente, o sistema aeróbio que se refere à combustão completa dos carboidratos (glicose e glicogênio), gorduras e em alguns casos proteínas na presença do oxigênio (O2)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de fisiologia médica. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

I. O sistema anaeróbio é dividido em alático e lático.
II. O sistema alático compreende a quebra da creatina fosfato (CP) e as moléculas de ATP já presentes dentro do músculo.
III. O sistema lático refere-se à combustão completa dos carboidratos (glicose e glicogênio), gorduras e em alguns casos proteínas na presença do oxigênio (O2).
IV. A quebra da glicose ou glicogênio no sistema lático irá gerar ácido lático com a sua imediata conversão para lactato.
V. O sistema aeróbio se refere à combustão completa dos carboidratos (glicose e glicogênio), gorduras e em alguns casos proteínas na presença do oxigênio (O2).
A) I, II e III
B) II, III e IV
C) I, II e IV
D) III, IV e V

Segundo o fragmento de texto acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1, Tema 3 – Sistema Endócrino, de Fisiologia do Exercício sobre os hormônios, analise as seguintes afirmativas:

I. Os hormônios são responsáveis por alterações do metabolismo.
II. Glândulas exócrinas liberam hormônios para fora do organismo.
III. Glândulas endócrinas liberam hormônios para dentro dos ductos.
IV. Os receptores hormonais auxiliam na regulação hormonal.
V. Os receptores hormonais podem ser proteicos ou glicoproteicos.

E I, IV e V

I. Os hormônios são responsáveis por alterações do metabolismo.
II. Glândulas exócrinas liberam hormônios para fora do organismo.
III. Glândulas endócrinas liberam hormônios para dentro dos ductos.
IV. Os receptores hormonais auxiliam na regulação hormonal.
V. Os receptores hormonais podem ser proteicos ou glicoproteicos.
a) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Leia o extrato de texto:
“A inatividade física leva os pacientes com síndrome de FM a um declínio na função neuromuscular, na resistência muscular, na velocidade de contração
dos músculos e na função cardiorrespiratória. Isto interfere no desempenho funcional, que inclui caminhar, subir escadas e outras atividades cotidianas
[...]. Uma alternativa não medicamentosa para o tratamento desta síndrome é a prática de exercícios físicos [...]. O exercício mais prescrito é o aeróbio de
baixo impacto, com gradativo aumento de carga e intensidade de até 65% a 70% da frequência cardíaca máxima [...]."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CUNHA, Izanete Maria Gonçalves. Benefícios do exercício aeróbio em indivíduos portadores de fibromialgia: uma revisão sistemática. Revi

A inatividade física leva os pacientes com síndrome de FM a um declínio na função neuromuscular, na resistência muscular, na velocidade de contração dos músculos e na função cardiorrespiratória.
A prática de exercícios físicos é uma alternativa não medicamentosa para o tratamento da síndrome de FM.
O exercício mais prescrito para pacientes com síndrome de FM é o aeróbio de baixo impacto, com gradativo aumento de carga e intensidade de até 65% a 70% da frequência cardíaca máxima.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina