Buscar

Av2 - Teologias Contemporâneas I 4)Concordamos aquilo que é válido para uma revolução e/ou um contrarrevolução dos direitos humanos é especialment...

Av2 - Teologias Contemporâneas I


4)Concordamos aquilo que é válido para uma revolução e/ou um contrarrevolução dos direitos humanos é especialmente válido para os direitos humanos no plano religioso. Ora, a liberdade religiosa não é apenas o mais fundamental dos direitos humanos, é, inclusive, o principal entre os direitos presentes nos tratados internacionais (COTLER, 2000). Desse modo, difundir o respeito à liberdade religiosa é fundamental para garantir o seu exercício na sociedade.

 

Considerando o tema abordado no texto introdutório e seus conhecimentos obtidos ao cursar a disciplina Teologias Contemporâneas, julgue as assertivas a seguir.

 

I - As religiões que possuem compatibilidade com a democracia e que, desse modo, podem contribuir com a realização do projeto democrático, são religiões humanizadoras: capazes de superar os excessos da espiritualidade evasiva ajudando a constituir sujeitos livres, com consciência da luta contra o sofrimento, a injustiça e a opressão.

 

II - É preciso dirimir questões relacionadas ao impedimento do exercício da liberdade religiosa. Uma solução possível é o investimento Estatal nas religiões hegemônicas de modo que estas recepcionem os adeptos de outros credos tornando todos fiéis dos mesmos credos majoritários, extinguindo os credos minoritários e assim promovendo a liberdade.

 

III - São religiões humanizadoras as que anunciam a dignidade humana fundamentada na solidariedade entre povos e nos direitos humanos.

 

IV - Atualmente, a luta pelos direitos humanos é uma constante, tanto através dos tratados internacionais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, como das leis nacionais, como os Estatutos da Criança e do Adolescente (ECA) e o do Idoso, dentre outros; assim, a ideia de igualdade é um imperativo que deve alcançar todas as pessoas sem distinção.

 

V - A liberdade religiosa é uma expressão da conquista dos direitos, contudo é preciso praticá-la e a sala de aula é espaço para seu aprendizado contribuindo para o fim da intolerância.

 


Assinale a alternativa que julga corretamente as assertivas.

Selecione uma alternativa:

a)

Apenas as assertivas I, III, IV e V estão corretas.

b)

Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

c)

Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

d)

Apenas as assertivas I, II, III e V estão corretas

e)

Apenas as assertivas II e IV estão corretas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Apenas as assertivas I, III, IV e V estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais