Logo Passei Direto
Buscar

Vôlei

Outros
Assim, entre os principais projetos da CBV, destaca-se o VivaVôlei, que é:


A. um programa de socialização de comunidades carentes, voltado à promoção de eventos de arrecadação de donativos, utilizando grandes nomes do voleibol como padrinhos.
B. um programa de esportivização precoce, que, por meio de escolinhas de voleibol pelo país, ajuda a captar jovens talentos, que podem ser lapidados e chegar a altos níveis.
C. um programa de popularização do voleibol, que leva eventos esportivo-recreativos itinerantes a diversas cidades, fazendo com que a população local se integre e se apaixone pelo esporte.
D. um programa de iniciação ao voleibol, voltado a educar e a socializar crianças de 7 a 14 anos.
E. um programa de iniciação ao voleibol, voltado a educar e a socializar crianças e jovens com deficiência, atendi
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D: "um programa de iniciação ao voleibol, voltado a educar e a socializar crianças de 7 a 14 anos." O VivaVôlei é um projeto da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que tem como objetivo promover a iniciação ao voleibol para crianças e jovens de 7 a 14 anos, por meio de atividades lúdicas e educativas, além de incentivar a prática esportiva e a socialização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando essas informações, é correto afirmar que, quando o treinador planeja os seus treinamentos, o método mais adequado, pensando em cada atleta individualmente, é:


A. o método misto, que tem por fundamento o aprimoramento das ações táticas propostas pelo treinador da equipe.
B. o método global-funcional, que prima pela simulação das ações de jogo em equipe e pela resposta do atleta frente a essas situações.
C. o método analítico-sintético, que prima pelas habilidades específicas e pela repetição de um mesmo movimento.
D. o método analítico-sintético, que prima pela simulação das ações de jogo em equipe e pela resposta do atleta frente a essas situações.
E. o método global-funcional, que prima pelas habilidades específicas e pela repetição de um mesmo movimento.

Sobre o minivôlei, é correto afirmar que:


A. é mais indicado para crianças em fase pré-escolar (até 6 anos), porém, pode ser desenvolvido até a fase pré-adulta (17 anos).
B. é uma iniciação ao voleibol para atletas iniciantes, independentemente da faixa etária.
C. é melhor desenvolvido com crianças de até 6 anos de idade (fase pré-escolar).
D. é melhor desenvolvido com crianças de até 17 anos de idade (fase escolar).
E. é melhor desenvolvido com crianças de até 12 anos de idade.

Com base nessas informações e em seus conhecimentos sobre a fase intermediária de aprendizado no voleibol, analise as afirmativas a seguir.
I. Independentemente da posição específica do atleta, nessa fase do aprendizado ele precisa passar por todas as posições, a fim de aprender sobre cada uma na prática.
II. Nessa fase, é importante que o professor tenha identificado a posição específica do aluno, a fim de evitar que ele perca tempo desempenhando funções que não serão as suas no futuro.
III. Educativos que privilegiem jogos somente com defesa ou somente com ataque facilitam o entendimento das funções em um primeiro passo do desenvolvimento intermediário dos alunos.
IV. É importante identificar a característica física do atleta nessa fase, a fim de que ele possa ser direcionado: se é um aluno mais alto e forte, ele deve treinar mais ações de ataque; se for baixo e veloz, precisará focar em ações de defesa.
Está correto apenas o que se afirma em:

I. Independentemente da posição específica do atleta, nessa fase do aprendizado ele precisa passar por todas as posições, a fim de aprender sobre cada uma na prática.
II. Nessa fase, é importante que o professor tenha identificado a posição específica do aluno, a fim de evitar que ele perca tempo desempenhando funções que não serão as suas no futuro.
III. Educativos que privilegiem jogos somente com defesa ou somente com ataque facilitam o entendimento das funções em um primeiro passo do desenvolvimento intermediário dos alunos.
IV. É importante identificar a característica física do atleta nessa fase, a fim de que ele possa ser direcionado: se é um aluno mais alto e forte, ele deve treinar mais ações de ataque; se for baixo e veloz, precisará focar em ações de defesa.
A. I, II e III.
B. I e III.
C. II e IV.
D. II, III e IV.
E. I e IV.

Diante disso, com base em seus estudos a respeito das formas de aprimorar o conhecimento do estudante em fase intermediária no voleibol sobre a rotação, o posicionamento e as funções específicas em quadra, é correto afirmar que:

A. o método de ensino global-analítico é o mais adequado para esse aprendizado, uma vez que o aluno consegue, como o próprio nome do método sugere, analisar de forma macro as rotações e os posicionamentos em quadra.
B. o mais adequado para compreender rotação e táticas é o estudo teórico, e não prático, ou seja, somente lendo sobre táticas diferenciais e vendo vídeos de suas execuções é que o aluno consegue alcançar o entendimento desse assunto.
C. o melhor método é o global-funcional, pois com essa técnica, o aluno é posto em situações de jogo, praticando a rotação e percebendo o que cada posição específica pode e deve fazer em ações de jogo.
D. o método mais adequado para o ensino da rotação e dos posicionamentos é o analítico-sintético, pois somente com a compreensão individual de sua colocação em quadra é que o aluno consegue alcançar esse aprendizado.
E. um híbrido teórico-prático é o ideal para esse aprendizado, pois o aluno precisa primeiramente conhecer a teoria da rotação e dos posicionamentos para somente depois ir à quadra e pôr em prática o que aprendeu.

Diante dessas informações e de seus conhecimentos sobre os métodos global-funcional e analítico-sintético, é correto afirmar que:

A. um modelo híbrido dos dois métodos é mais indicado para iniciação esportiva, pois ambos, de forma separada, só devem ser aplicados a profissionais.
B. o método global-funcional foca no aprendizado do jogo como um todo em detrimento do treinamento específico dos fundamentos.
C. o método global-funcional foca no aprendizado de cada fundamento específico, de forma separada, fora de situações de jogo.
D. o método global-funcional é específico para o ensino de crianças pequenas, enquanto o analítico sintético é uma metodologia voltada para profissionais.
E. o método analítico-sintético foca no aprendizado do jogo como um todo em detrimento do treinamento específico dos fundamentos.

Resposta correta: embora haja indicações de qual método utilizar para determinados grupos, essa não é uma regra, pois cada professor deve ter a liberdade de escolher a prática que julga mais adequada para alcançar seus objetivos em suas turmas específicas.


Mais conteúdos dessa disciplina