Buscar

Sobre o positivismo jurídico, assinale abaixo a alternativa que não corresponde aos pilares e postulados dessa teoria do Direito: O positivismo j...

Sobre o positivismo jurídico, assinale abaixo a alternativa que não corresponde aos pilares e postulados dessa teoria do Direito:


O positivismo jurídico em geral defende a ideia de que o ordenamento jurídico é composto por um conjunto de normas postas por uma autoridade, sem, contudo, defender a ideia de completude desse ordenamento, uma vez que admite a possibilidade de existência de lacunas na lei.
O positivismo jurídico em sentido amplo é aquele afirma uma absoluta exclusão do direito natural da definição do direito posto vigente.
O positivismo jurídico em sentido estrito consiste em uma contraposição ao moralismo jurídico, pois considera que o estudo e a compreensão do Direito não abrangem a sua avaliação moral e não dependem da sua conformidade a critérios de justiça e retidão
O direito positivo é um conjunto de normas formuladas e postas em vigor por obra dos seres humanos.
O positivismo jurídico é uma ciência ou teorização que consiste fundamentalmente na identificação do Direito com o direito positivo.

Essa pergunta também está no material:

HERMENEUTICA JURIDICA
8 pág.

Hermenêutica Jurídica Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que não corresponde aos pilares e postulados do positivismo jurídico é a seguinte: O positivismo jurídico em sentido estrito consiste em uma contraposição ao moralismo jurídico, pois considera que o estudo e a compreensão do Direito não abrangem a sua avaliação moral e não dependem da sua conformidade a critérios de justiça e retidão. Na verdade, o positivismo jurídico em sentido estrito defende que o Direito é um fenômeno social e que deve ser estudado de forma objetiva, sem a interferência de juízos de valor ou avaliações morais. No entanto, isso não significa que o positivismo jurídico não se preocupe com a justiça ou a moralidade das normas jurídicas, mas sim que essas questões devem ser tratadas separadamente do estudo do Direito como fenômeno social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais