Buscar

As rochas podem ser classificadas como ígneas (magmáticas), sedimentares ou metamórficas. Assinale a alternativa correta sobre esta classificação. ...

As rochas podem ser classificadas como ígneas (magmáticas), sedimentares ou metamórficas. Assinale a alternativa correta sobre esta classificação.


a) As rochas metamórficas são originadas da diagênese dos sedimentos. Diagênese é um processo de compactação e cimentação dos sedimentos, submetidos, a partir do momento da sua deposição até sua consolidação, em pacote rochoso, levando certo tempo geológico para ocorrer.
b) As rochas sedimentares de origem química mais comuns são os arenitos, responsáveis pela formação do relevo denominado cárstico. Rochas compostas por areia estão sujeitas à dissolução, por isso formam elementos como cavernas.
c) As rochas ígneas ou magmáticas são provenientes da solidificação do magma. Seu nome deriva do latim ignis, que significa fogo, pois têm a origem em altas temperaturas, típicas do interior da Terra. Normalmente são duras, quebram de forma irregular e não apresentam camadas.
d) Ao longo do tempo geológico, as rochas ígneas e sedimentares envelhecem e se quebram. As rochas resultantes são chamadas de metamórficas.

Essa pergunta também está no material:

APOL Objetiva 1 - Geologia e Mecânica dos solos
5 pág.

Geologia e Mecânica dos Solos Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) As rochas ígneas ou magmáticas são provenientes da solidificação do magma. Seu nome deriva do latim ignis, que significa fogo, pois têm a origem em altas temperaturas, típicas do interior da Terra. Normalmente são duras, quebram de forma irregular e não apresentam camadas. As rochas sedimentares são formadas a partir da deposição de sedimentos, que podem ser de origem orgânica, química ou clástica, e sofrem compactação e cimentação. As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas, por meio de altas temperaturas e pressões, sem que ocorra a fusão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais