Buscar

118:49 Progresso:2/10  2 HORAS AVALIAÇÃO – LITERATURA E LINGUAGEM INFANTIL 1 No que se refere a literatura infantil é correto afirmar: I. É uma l...


118:49

Progresso:2/10

 2 HORAS


AVALIAÇÃO – LITERATURA E LINGUAGEM INFANTIL

1

No que se refere a literatura infantil é correto afirmar:

I. É uma linguagem específica capaz de atuar sobre as mentes e proporcionar ao homem a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Da mesma forma, pode-se dizer que a literatura infantil, em sua essência possui a mesma natureza, entretanto, alguns autores afirmam que a sua diferença reside no seu destinatário, isto é, aquele que recebe a mensagem, ou seja, a criança.

II. Literatura é a arte ou profissão que utiliza a palavra como meio de expressão, ajustando-se a códigos estéticos que variam nos diferentes períodos históricos, movimentos artísticos ou autores individuais, enquanto que a literatura infantil é próprio de crianças ou feito para elas.

III. A literatura infantil, como seu adjetivo determina, é a literatura destinada às crianças, que tem como objetivo principal oferecer-lhes, através do fictício e da fantasia, padrões para interpretar o mundo e desenvolver seus próprios conceitos.

IV. A literatura infantil é o produto histórico de relações objetivas e também subjetivas que o ser humano mantém com seu meio social, linguístico, cultural, intelectual, político e econômico, além de ser resultado de algumas concepções (do artista que a produz e dos adultos que contribuem para disseminação das obras literárias) filosóficas, educacionais e até mesmo políticas no que diz respeito à educação ofertada em determinado período histórico.

  • Apenas uma afirmativa está correta.
  • Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • Apenas três afirmativas estão corretas.
  • Todas as afirmativas estão corretas.

1

Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as Falsas

( ) O aparecimento da literatura infantil no Brasil foi iniciado pelo aceleramento da urbanização que ocorreu entre o fim do século XIX e o começo do século XX.

( ) No Brasil, foi somente a partir do século XIX que surgiram livros nacionais de literatura endereçados a crianças, embora a maior parte fosse constituída por traduções e adaptações de obras europeias tradicionais, especialmente portuguesas, que visavam difundir regras e padrões de comportamentos, doutrinando-se as crianças.

( ) Entre as décadas de 1970 e 1980, a literatura infantil apresentou uma diminuição considerável na sua produção, em que boa parte se deve ao fato de as escolas tornarem-se um dos espaços que refugaram esse gênero literário em declínio num cenário de lutas pela liberdade de expressão.

( ) Os primeiros livros para crianças surgiram no século XVIII. Escritores como La Fontaine e Charles Perrault concentraram seu trabalho em contos de fadas. Desde então, a literatura infantil vem ocupando seu espaço e assumindo sua relevância. Como resultado, surgiram muitos escritores, como Andersen, Machado de Assis, Graciliano Ramos, os Irmãos Grimm e o Monteiro Lobato, imortalizados pela grandiosidade de suas obras.

  • V. V. V. F.
  • V. V. F. F.
  • F. F. F. V.
  • F. F. V. V.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto apresentado, a alternativa correta é a letra D) Todas as afirmativas estão corretas. As quatro afirmativas apresentadas sobre a literatura infantil estão corretas. Quanto às alternativas verdadeiras e falsas, a resposta correta é a letra D) F. F. V. V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais