Buscar

Leia o trecho a seguir: "Uma solução concebida para ser executada em concreto protendido tenderá a ser bem diferente de uma solução para concreto a...

Leia o trecho a seguir: "Uma solução concebida para ser executada em concreto protendido tenderá a ser bem diferente de uma solução para concreto armado. Comumente essas estruturas possuem vãos maiores e consequentemente menos pilares quando comparadas às estruturas projetadas para concreto armado." SANTOS, José Sérgio. Desconstruindo o projeto estrutural de edifícios: concreto armado e protendido São Paulo: Oficina de Textos, 2017. p. 128. Ao se comparar o concreto protendido com o concreto armado, é importante perceber que ambos compartilham pontos comuns, sobretudo, no que diz respeito aos seus materiais constituintes, tais como, aço, agregados, água e cimento. Por outro lado, eles apresentam tipos de aços, procedimentos construtivos e, consequentemente, características mecânicas distintas. Enquanto o concreto armado possui apenas um tipo de armadura, o concreto protendido apresenta dois tipos: ativa e passiva. Sobre esses dois tipos de armadura do concreto protendido, assinale a alternativa que apresenta as suas características corretas.

a) A armadura passiva passa por um processo de protensão e, portanto, só começa a trabalhar depois de solicitada pela deformação advinda do concreto.

b) A armadura ativa do concreto protendido não passa por um processo de protensão e entra em ação independente da movimentação do concreto.

c) A armadura passiva não é a armadura longitudinal principal, é distendida por elementos externos à estrutura e, por isso, produz forças de protensão.

d) A armadura ativa do concreto protendido é a sua armadura longitudinal principal. Além disso, é previamente alongada e produz forças de protensão.

e) As armaduras passiva e ativa produzem forças de protensão. Mas, a armadura passiva só entra em ação quando solicitada pela deformação advinda do concreto.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) A armadura ativa do concreto protendido é a sua armadura longitudinal principal. Além disso, é previamente alongada e produz forças de protensão.

0
Dislike0
User badge image

itulio nascimento campos

correta letra D

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais