Buscar

“Gerrymander surgiu em 1812, quando o então Governador de Massachussets, Elbrig Gerry, defendeu a transformação dos limites do Condado de Essex, de...

“Gerrymander surgiu em 1812, quando o então Governador de Massachussets, Elbrig Gerry, defendeu a transformação dos limites do Condado de Essex, dentro de seu estado, criando um distrito senatorial com maioria de eleitores Federalistas, o que garantiria sua eleição”.



Fonte: CERVI, Emerson Urizzi. Atualização dos limites dos distritos: uma crítica ao sistema de representação majoritária dos Estados Unidos. Revista de Sociologia e Política, [S.l.], n. 21, nov. 2003. ISSN 1678-9873. Disponível em: . Acesso em: 31 maio 2021.

Tendo em conta os ensinamentos apreendidos em “Geografia Política”, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de gerrymandering.

AGerrymandering é o que decide uma votação que de outra forma estaria empatada. O termo se refere ao episódio da mitologia grega em que a deusa Palas Atena (que corresponde à deusa romana Minerva) preside o julgamento de Orestes, um reles mortal.BGerrymandering ocorre quando o eleitor não pensa apenas na sua preferência por determinado candidato, mas na eleição como um todo. Nesse caso, pode ser mais interessante impedir que determinado candidato seja eleito, do que eleger o seu candidato preferido.CGerrymandering é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.DGerrymandering é uma forma de descentralizar o orçamento, aumentando a participação de deputados e senadores no processo de definição do uso do dinheiro público. Entretanto, há muitos indícios de que esse instrumento foi descaracterizado e tornou-se uma porta para esquemas de corrupção.EGerrymandering é o nome dado ao desenho de distritos eleitorais com o intuito de garantir vantagens para um partido em detrimento de outro. Esse fenômeno é comum nos Estados Unidos, onde há um grande debate sobre o desenho dos distritos eleitorais, bem como em relação ao seu redesenho.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que descreve o conceito de gerrymandering é a letra E: "Gerrymandering é o nome dado ao desenho de distritos eleitorais com o intuito de garantir vantagens para um partido em detrimento de outro. Esse fenômeno é comum nos Estados Unidos, onde há um grande debate sobre o desenho dos distritos eleitorais, bem como em relação ao seu redesenho."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais