Buscar

6) Definir os seguintes mecanismos de fratura de partículas: abrasão ou lascamento, clivagem e estilhaçamento. Relacionar cada um destes mecanismos...

6) Definir os seguintes mecanismos de fratura de partículas: abrasão ou lascamento, clivagem e estilhaçamento. Relacionar cada um destes mecanismos com a granulometria das partículas geradas em cada caso.

Abrasion ou lascamento: Partícula sujeita a esforços normais insuficientes para causar a sua ruptura ou quando os esforços incidentes são essencialmente de cisalhamento na superfície da partícula, pode ocorrer fragmentação superficial da partícula. Partícula inicial sofre uma redução de tamanho quase imperceptível, enquanto, um grande número de partículas finas é gerado.
Clivagem: Intensidade de aplicação da energia baixa. Diversos fragmentos relativamente grossos são gerados, ao mesmo tempo que partículas muito mais finas, as quais se originam nos pontos de aplicação dos esforços. Distribuição de tamanhos das partículas relativamente estreita.
Estilhaçamento: Elevadas taxas de aplicação de energia, sob condições de esforços de compressão, ocorrem intensa fragmentação da partícula. Amplo espectro de fragmentos. Série de passos nos quais a partícula mãe é fraturada e as partículas filhas são sucessivamente fraturadas também.

Essa pergunta também está no material:

Lista de Processamento mineral !
5 pág.

Introdução ao Processamento Mineral Universidade do Estado do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Abrasion ou lascamento: Este mecanismo ocorre quando a partícula é submetida a esforços normais insuficientes para causar a sua ruptura ou quando os esforços incidentes são essencialmente de cisalhamento na superfície da partícula. Nesse caso, pode ocorrer fragmentação superficial da partícula. A partícula inicial sofre uma redução de tamanho quase imperceptível, enquanto um grande número de partículas finas é gerado. Esse mecanismo é mais comum em partículas de granulometria mais grossa. Clivagem: Esse mecanismo ocorre quando a intensidade de aplicação da energia é baixa. Diversos fragmentos relativamente grossos são gerados, ao mesmo tempo que partículas muito mais finas, as quais se originam nos pontos de aplicação dos esforços. A distribuição de tamanhos das partículas é relativamente estreita. Esse mecanismo é mais comum em partículas de granulometria intermediária. Estilhaçamento: Esse mecanismo ocorre quando há elevadas taxas de aplicação de energia, sob condições de esforços de compressão, ocorrendo intensa fragmentação da partícula. Há um amplo espectro de fragmentos gerados. A partícula mãe é fraturada em uma série de passos, e as partículas filhas são sucessivamente fraturadas também. Esse mecanismo é mais comum em partículas de granulometria mais fina.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais