Buscar

Explique a reação de transaminação de um aminoácido. Proteínas da dieta/intracelulares chegam ao fígado. Sofrem reações de transaminação (passagem...

Explique a reação de transaminação de um aminoácido.

Proteínas da dieta/intracelulares chegam ao fígado. Sofrem reações de transaminação (passagem de um grupo amino de um aminoácido para a molécula) e desaminação (retirada do grupo amino da molécula) para retirar o grupo amino.
NH4 = tóxica; excesso é convertido em ureia (fígado – ciclo da ureia)
Aminoácido doa seu grupamento amino para o α-cetoglutarato (intermediário do CK)
* α-cetoglutarato + grupo amino = glutamato
* α-cetoácido = “aminoácido” sem grupo amino
Aminoácidos importantes: glutamato, glutamina, alanina e aspartato
Transaminases = enzimas que fazem a transaminação
* TGO (AST) = transaminase oxaloacética = forma oxaloacetato
* TGP (ALT) = transaminase pirúvica / alanina amino transferase = transaminação da alanina
Sua dosagem é feita para analisar dano hepático (pois se eu tenho dano hepático, há extravasamento dessas enzimas para a corrente sanguínea)

Essa pergunta também está no material:

Exercicios de Aminoacidos
8 pág.

Bioquímica II Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A reação de transaminação é um processo bioquímico que ocorre no fígado e em outros tecidos do corpo humano. Nessa reação, um grupo amino é transferido de um aminoácido para um alfa-cetoglutarato, formando um novo aminoácido e um novo ácido alfa-cetoglutárico. Essa reação é catalisada por enzimas chamadas transaminases, como a TGO (AST) e a TGP (ALT). No fígado, a transaminação é importante para a remoção do grupo amino dos aminoácidos, que é tóxico para o corpo humano. O excesso de amônia produzido é convertido em ureia, que é eliminada pelos rins. Alguns aminoácidos importantes na transaminação são o glutamato, glutamina, alanina e aspartato. A dosagem das enzimas transaminases no sangue é importante para avaliar a saúde do fígado, pois em caso de dano hepático, essas enzimas podem extravasar para a corrente sanguínea.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais