Buscar

fale sobre sobre os direitos dos empregados relacionados à jornada de trabalho e descanso e suas hipóteses de flexibilização.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os direitos dos empregados relacionados à jornada de trabalho e descanso estão previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A jornada de trabalho é limitada a 8 horas diárias e 44 horas semanais, podendo ser acrescida de até 2 horas extras por dia, desde que haja acordo entre empregador e empregado ou convenção coletiva de trabalho. O intervalo para descanso e alimentação é de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas, dependendo da jornada de trabalho. Além disso, o empregado tem direito a um descanso semanal remunerado de 24 horas consecutivas, preferencialmente aos domingos. Existem algumas hipóteses de flexibilização da jornada de trabalho, como o banco de horas, que permite a compensação de horas extras trabalhadas com horas de folga em outro dia, desde que haja acordo entre empregador e empregado ou convenção coletiva de trabalho. Outra hipótese é a jornada de trabalho em regime de tempo parcial, que pode ser de até 30 horas semanais, com possibilidade de horas extras, ou de até 26 horas semanais, sem possibilidade de horas extras. No entanto, é importante ressaltar que qualquer flexibilização da jornada de trabalho deve respeitar os limites estabelecidos pela CLT e garantir os direitos dos empregados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais