Buscar

2. A descrição microscópica de uma gás, em sua totalidade, nos conduziria à resolução de ∼ 1023 equações diferencias, o que seria imposśı...

2. A descrição microscópica de uma gás, em sua totalidade, nos conduziria à resolução de ∼ 1023 equações diferencias, o que seria imposśıvel. O que podemos fazer é nos restringir a uma série de aproximações para continuarmos esse tratamento microscópico. Primeiramente, considere que todas as N part́ıculas do gás, contidas num recipiente cúbico com lados de comprimento L, possuem a mesma velocidade v (em módulo) e a mesma massa m. Considere também que um terço dessas part́ıculas se deslocam na direção x, um terço na direção y e um terço na direção z.
(a) Mostre que a variação do momento de uma dada part́ıcula quando se choca com uma das paredes do recipiente é ∆p = 2mv.
(b) Mostre que a força exercida por essa part́ıcula contra uma das paredes é F = mv2L. E a força total feita nessa parede? Lembre-se que N/3 part́ıculas se chocam contra essa parede.
(c) Mostre que a pressão total feita pelas part́ıculas do gás contra essa parede é P = N3mv2V, onde V = L3 é o volume do recipiente.
(d) O que você conclui quando compara o resultado anterior com o resultado macroscópico: PV = NkT?
(e) Baseado nesses resultados, o que você pode concluir a respeito da temperatura?
a) Variação do momento de uma part́ıcula
b) Força exercida por uma part́ıcula contra uma parede
c) Pressão total feita pelas part́ıculas do gás contra uma parede
d) Comparação com o resultado macroscópico
e) Conclusões a respeito da temperatura

Essa pergunta também está no material:

lista1 (1)
2 pág.

Mecânica Estática Universidade Federal de LavrasUniversidade Federal de Lavras

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

(a) A variação do momento de uma partícula quando ela se choca com uma das paredes do recipiente é ∆p = 2mv. (b) A força exercida por essa partícula contra uma das paredes é F = mv²/L. A força total feita nessa parede é F_total = N/3 * F = Nmv²/L. (c) A pressão total feita pelas partículas do gás contra essa parede é P = F_total/A, onde A = L² é a área da parede. Substituindo F_total, temos P = Nmv²/L³. (d) Comparando o resultado anterior com o resultado macroscópico PV = NkT, podemos ver que a pressão é proporcional à temperatura e à densidade do gás. (e) Com base nesses resultados, podemos concluir que a temperatura do gás está relacionada à velocidade média das partículas, que é proporcional à raiz quadrada da temperatura.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando