Buscar

10. Considere um gás ideal monoatômico. Obtenha expressões para as variações de entropia e quantidade de calor recebido e trabalho realizado n...

10. Considere um gás ideal monoatômico. Obtenha expressões para as variações de entropia e quantidade de calor recebido e trabalho realizado numa expansão: a) isotérmica; b) adiabática; e c) isovolumétrica, em função dos volumes e temperaturas inicial e final. Verifique que na expansão adiabática a razão entre o volume final e inicial depende apenas da razão entre as temperaturas inicial e final.
a) Obtenha expressões para as variações de entropia e quantidade de calor recebido e trabalho realizado numa expansão isotérmica, em função dos volumes e temperaturas inicial e final.
b) Obtenha expressões para as variações de entropia e quantidade de calor recebido e trabalho realizado numa expansão adiabática, em função dos volumes e temperaturas inicial e final.
c) Obtenha expressões para as variações de entropia e quantidade de calor recebido e trabalho realizado numa expansão isovolumétrica, em função dos volumes e temperaturas inicial e final.
d) Verifique que na expansão adiabática a razão entre o volume final e inicial depende apenas da razão entre as temperaturas inicial e final.

Essa pergunta também está no material:

lista1 (1)
2 pág.

Mecânica Estática Universidade Federal de LavrasUniversidade Federal de Lavras

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Expansão isotérmica: Na expansão isotérmica, a temperatura do gás permanece constante. Portanto, a variação de entropia é dada por: ΔS = nR ln(Vf/Vi) Onde n é o número de mols do gás, R é a constante dos gases ideais, Vf é o volume final e Vi é o volume inicial. A quantidade de calor recebido pelo gás é igual ao trabalho realizado pelo gás, que é dado por: Q = -W = -nRT ln(Vf/Vi) b) Expansão adiabática: Na expansão adiabática, não há troca de calor entre o gás e o ambiente. Portanto, a variação de entropia é dada por: ΔS = 0 A quantidade de calor recebido pelo gás é zero, e o trabalho realizado pelo gás é dado por: W = -ΔU = -nCv(Tf - Ti) Onde ΔU é a variação da energia interna do gás, Cv é o calor específico a volume constante e Tf e Ti são as temperaturas final e inicial, respectivamente. c) Expansão isovolumétrica: Na expansão isovolumétrica, o volume do gás permanece constante. Portanto, não há trabalho realizado pelo gás. A variação de entropia é dada por: ΔS = nCv ln(Tf/Ti) A quantidade de calor recebido pelo gás é igual à variação da energia interna do gás, que é dada por: Q = ΔU = nCv(Tf - Ti) d) Na expansão adiabática, a relação entre as temperaturas e os volumes inicial e final é dada por: Tf/Ti = (Vf/Vi)^(γ-1) Onde γ é a razão entre os calores específicos a pressão constante e a volume constante. Para um gás ideal monoatômico, γ = 5/3.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais