Buscar

Epidemiologia II – exercício de fixação 1. Suponha que alguém esteja interessado no efeito do consumo de cerveja no peso corporal. Suponha que a se...

Epidemiologia II – exercício de fixação
1. Suponha que alguém esteja interessado no efeito do consumo de cerveja no peso corporal. Suponha que a seguinte estrutura de associação causal (hipotética) é válida: • O consumo de cerveja afeta o peso corporal; • Pessoas com peso corporal mais alto tendem a ter pressão arterial mais alta; • Beber cerveja é mais comum em homens do que em mulheres; • Os homens têm maior peso corporal do que as mulheres; • Beber cerveja aumenta a pressão arterial; Esboce um gráfico causal correspondente a este cenário. Se todas as variáveis são observadas, como se deve ajustar o modelo para obter uma estimativa imparcial do efeito causal real de interesse?
2. Considerando as informações relacionadas à causalidade apresentadas no artigo “Are Hill’s criteria for causality satisfied for vitamin D and periodontal disease? (Grant, Boucher, 2010)”, desenhe um diagrama causal da associação entre vitamina D e doença periodontal, apresentando possíveis variáveis de confusão e de mediação.
3. Considerando o artigo “Risk of lung cancer in relation to various metrics of smoking history: a case-control study in Montreal (Remen et al, 2018)”, identifique uma estratégia metodológica adotada pelos autores contornar possíveis problemas relacionados à inferência causal. Cite três critérios de Hill que podem ser identificados.
4. Considerando o artigo “Cardiovascular risks associated with incident and prevalent periodontal disease (Yu et al, 2015)”, aponte um possível problema relacionado à inferência causal. Cite um critério de Hill que pode ser identificado.

Essa pergunta também está no material:

Epidemiologia II exercicio de fixacao - diagramas causais e inferencia causal
3 pág.

Epidemiologia Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. O gráfico causal correspondente a este cenário pode ser esboçado da seguinte forma: o consumo de cerveja afeta o peso corporal, que por sua vez afeta a pressão arterial. Além disso, o gênero também afeta o peso corporal e o consumo de cerveja. Para obter uma estimativa imparcial do efeito causal real de interesse, deve-se ajustar o modelo para controlar as variáveis de confusão, como o gênero e o peso corporal. 2. O diagrama causal da associação entre vitamina D e doença periodontal pode ser desenhado da seguinte forma: a exposição à vitamina D afeta a saúde bucal, que por sua vez afeta a doença periodontal. Além disso, existem possíveis variáveis de confusão, como idade, tabagismo e dieta, que podem afetar tanto a exposição à vitamina D quanto a doença periodontal. 3. Uma estratégia metodológica adotada pelos autores para contornar possíveis problemas relacionados à inferência causal foi o uso de um estudo caso-controle. Três critérios de Hill que podem ser identificados são: força da associação, consistência dos resultados e especificidade da associação. 4. Um possível problema relacionado à inferência causal é a possibilidade de confusão por fatores de risco não medidos, como dieta e atividade física. Um critério de Hill que pode ser identificado é a coerência dos resultados com outras evidências.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais