Buscar

Homem, 50 anos, é internado para investigação de dor abdominal e vômitos alimentares tardios. Durante o exame do seu abdome o médico percebe som au...

Homem, 50 anos, é internado para investigação de dor abdominal e vômitos alimentares tardios. Durante o exame do seu abdome o médico percebe som audível sem estetoscópio após agitar o epigástrico com as mãos espalmadas em leque no seu abdome. Baseado nesse achado, qual das alternativas abaixo apresenta um possível diagnóstico?

O paciente é um homem de 50 anos.
O paciente foi internado para investigação de dor abdominal e vômitos alimentares tardios.
Durante o exame do abdome do paciente, o médico percebeu som audível sem estetoscópio após agitar o epigástrico com as mãos espalmadas em leque no seu abdome.
A) pancreatite necro-hemorrágica
B) colecistite aguda
C) câncer de colon estenosante
D) úlcera péptica em atividade justapilórica

Essa pergunta também está no material:

GASTRO (B) - PAPM IV - 104
3 pág.

Semiologia Médica Universidade Severino SombraUniversidade Severino Sombra

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O som audível sem estetoscópio após agitar o epigástrico com as mãos espalmadas em leque no abdome do paciente pode ser um sinal de obstrução intestinal. Dentre as opções apresentadas, a alternativa que melhor se encaixa com esse achado é a letra C) câncer de colon estenosante. No entanto, é importante ressaltar que apenas esse achado não é suficiente para confirmar o diagnóstico, sendo necessário realizar outros exames complementares para uma avaliação mais precisa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais