Buscar

Considerando a questão da aposentadoria especial, analise as sentenças a seguir: I- A Lei n° 3.807/1960 e suas alterações preveem que quando um tr...

Considerando a questão da aposentadoria especial, analise as sentenças a seguir:

I- A Lei n° 3.807/1960 e suas alterações preveem que quando um trabalhador executa suas atividades em condições insalubres ou perigosas, é devido a ele o benefício de aposentadoria especial.

II- A Lei n° 3.807/1960 e suas alterações preveem redução do tempo de serviço para 15, 20 ou 25 anos, conforme a atividade profissional, em serviços que, para esse efeito, forem considerados penosos, insalubres ou perigosos.

III- A Lei n° 3.807/1960 e suas alterações preveem que o benefício da aposentadoria especial é devido ao trabalhador, quando considerado serviço insalubre ou perigoso, a partir de 25 anos de contribuição ao INSS.

IV- A aposentadoria especial é um benefício do SUS concedido aos trabalhadores que exerceram sua profissão em condições insalubres, perigosas ou penosas.

Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva)
7 pág.

Pericia Trabalhista e Avaliação e Desempenho Instituto Federal de Santa CatarinaInstituto Federal de Santa Catarina

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: As sentenças I e II estão corretas. A Lei n° 3.807/1960 e suas alterações preveem que quando um trabalhador executa suas atividades em condições insalubres ou perigosas, é devido a ele o benefício de aposentadoria especial (sentença I). Além disso, a mesma lei prevê redução do tempo de serviço para 15, 20 ou 25 anos, conforme a atividade profissional, em serviços que, para esse efeito, forem considerados penosos, insalubres ou perigosos (sentença II). Já a sentença III está incorreta, pois a Lei n° 3.807/1960 e suas alterações preveem que o benefício da aposentadoria especial é devido ao trabalhador, quando considerado serviço insalubre ou perigoso, a partir de 15, 20 ou 25 anos de contribuição ao INSS, dependendo do grau de insalubridade ou periculosidade da atividade exercida. A sentença IV também está incorreta, pois a aposentadoria especial é um benefício previdenciário concedido pelo INSS, e não pelo SUS.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando