Buscar

Com base na classificação da tabela periódica, quais são os símbolos de elementos que apresentam propriedades químicas semelhantes e quais são essa...

Com base na classificação da tabela periódica, quais são os símbolos de elementos que apresentam propriedades químicas semelhantes e quais são essas propriedades químicas?

a) C, N e F. Os elementos pertencem ao período 2 e tem os seus elétrons da camada valência no subnível 2s 2p. O raio atômico aumenta com o aumento do número atômico, e a energia de ionização diminui com o aumento do número atômico.
b) N, F e Cl. À temperatura ambiente, são gases, pois têm ponto de ebulição baixo. A afinidade eletrônica diminui com o aumento do número atômico, e a energia de ionização diminui com o aumento do número atômico.
c) Xe, Ar e Ne. Os elementos são gases nobres como o oxigênio e, por isso, pertencem à família dos gases nobres. Ademais, têm baixa densidade e afinidade eletrônica negativa, ou seja, é necessário fornecer energia para fazer um elétron se ligar a esses átomos.
d) S, Se e Te. Os elementos pertencem à família dos calcogênios, são não metais e têm 6 elétrons na camada de valência. O raio atômico aumenta com o aumento do número atômico, e a energia de ionização diminui com o aumento do número atômico.
a
b
c
d

Essa pergunta também está no material:

GN Química Geral e Inorgânica - Nota 10
5 pág.

Química Geral e Inorgânica UNIBFUNIBF

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) N, F e Cl. À temperatura ambiente, são gases, pois têm ponto de ebulição baixo. A afinidade eletrônica diminui com o aumento do número atômico, e a energia de ionização diminui com o aumento do número atômico. Esses elementos pertencem ao grupo 17 (ou grupo dos halogênios) da tabela periódica e possuem 7 elétrons na camada de valência, o que lhes confere propriedades químicas semelhantes, como alta reatividade e tendência a formar compostos iônicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais