Buscar

A pressão atmosférica é equivalente à pressão exercida por uma coluna vertical de mercúrio de 76 cm de altura, sobre uma superfície horizontal. Sen...

A pressão atmosférica é equivalente à pressão exercida por uma coluna vertical de mercúrio de 76 cm de altura, sobre uma superfície horizontal. Sendo as massas específicas do mercúrio e da água, respectivamente, dHg = 13,6 g/cm3 e da = 1,0 g/cm3, analise o desenho do sifão e calcule a altura máxima h em que o sifão pode operar, para drenar água de um reservatório. Explique o raciocínio. Adote g = 9,8 m/s2.

A altura máxima h em que o sifão pode operar é de 10,4 m.
O sifão funciona porque a pressão atmosférica empurra o mercúrio para cima, criando uma diferença de pressão que faz com que a água seja puxada para baixo.

Essa pergunta também está no material:

Quase-1000-problemas-resolvidos 49
1 pág.

Programação I Faculdade Maurício de Nassau de FortalezaFaculdade Maurício de Nassau de Fortaleza

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a altura máxima h em que o sifão pode operar, é necessário levar em consideração a diferença de pressão entre as duas extremidades do sifão. A pressão na extremidade superior do sifão é a pressão atmosférica, que é equivalente à pressão exercida por uma coluna vertical de mercúrio de 76 cm de altura. Já a pressão na extremidade inferior do sifão é a pressão atmosférica menos a pressão exercida pela coluna de água no interior do sifão. Podemos calcular a pressão exercida pela coluna de água utilizando a fórmula P = ρgh, onde P é a pressão, ρ é a massa específica da água, g é a aceleração da gravidade e h é a altura da coluna de água. Substituindo os valores, temos: P = 1000 kg/m³ x 9,8 m/s² x h P = 9800h Pa A pressão na extremidade inferior do sifão é, portanto, a pressão atmosférica (101325 Pa) menos 9800h Pa. A diferença de pressão entre as duas extremidades do sifão deve ser suficiente para vencer a resistência do fluido e manter o fluxo de água no sifão. Igualando as pressões nas duas extremidades do sifão, temos: 101325 Pa = 9800h Pa + 13,6 g/cm³ x 9,8 m/s² x 0,76 m 101325 Pa = 9800h Pa + 10013,28 Pa h = (101325 Pa - 10013,28 Pa) / 9800 Pa h = 10,4 m Portanto, a altura máxima h em que o sifão pode operar é de 10,4 m.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina