Logo Passei Direto
Buscar

Sociologia

UNIASSELVI
Ao longo das décadas as ideias de Mosca repercutiram por todo mundo, Mosca defende ideias como a ciência ser o resultado de um sistema de observações, pelo uso de métodos em busca de verdades indiscutíveis o que seria impossível a uma observação comum, sendo assim a análise sobre a ciência de Mosca deve ser analisada como: Assinale a alternativa correta. a. Um método baseado em dados trazidos da cultura de um povo, sem resultados exatos. b. Somente a ação do homem através do senso comum, chegando a hipóteses sem confirmação. c. Um ato de observação e investigação sem necessidade de comprovar suas teorias. d. Um procedimento de observação rigoroso a fim de se chegar a resultados exatos e específicos. e. Um método relacionado apenas com a observação para chegar a respostas.
User badge image
Nanci Ferreira

há 2 anos

User badge image
Nanci Ferreira

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à pergunta sobre as ideias de Mosca e sua análise da ciência, precisamos considerar a ênfase que ele coloca na observação rigorosa e na busca por resultados exatos. Analisando as alternativas: a) Um método baseado em dados trazidos da cultura de um povo, sem resultados exatos. - Esta opção não reflete a busca por resultados exatos que Mosca defende. b) Somente a ação do homem através do senso comum, chegando a hipóteses sem confirmação. - Esta opção ignora a importância da observação rigorosa que Mosca enfatiza. c) Um ato de observação e investigação sem necessidade de comprovar suas teorias. - Esta opção contradiz a ideia de que a ciência deve ser baseada em métodos rigorosos. d) Um procedimento de observação rigoroso a fim de se chegar a resultados exatos e específicos. - Esta opção está alinhada com a ideia de Mosca sobre a ciência, que envolve um método rigoroso e busca por resultados precisos. e) Um método relacionado apenas com a observação para chegar a respostas. - Esta opção é muito vaga e não enfatiza a rigorosidade que Mosca defende. Portanto, a alternativa correta é: d) Um procedimento de observação rigoroso a fim de se chegar a resultados exatos e específicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A análise sobre a ciência de Mosca deve ser analisada como um procedimento de observação rigoroso a fim de se chegar a resultados exatos e específicos, alternativa d. Mosca defendia que a ciência deveria ser baseada em métodos rigorosos de observação e investigação, buscando verdades indiscutíveis e resultados precisos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Maquiavel demonstra desde de cedo ser ambicioso politicamente. Conseguindo estabelecer relações com pessoas poderosas da sociedade, atingindo seu ápice na política, tornando-se um político influente na flor da idade, pois exercia o cargo de secretário da segunda chancelaria. Vale ressaltar que logo escreveu sua obra mais conhecida, intitulada de “O Príncipe”. Esse livro apresenta suas ideias em relação à política, afirmando que:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I - Não podemos nos guiar pela imposição divina e sim como uma atividade comum aos homens, ou seja, uma atividade vivenciada por muitos e que é exercida através da coletividade.
II - A ação política humana deve ocorrer através de uma política pensando no bem-estar de todos, apoiado no caráter religioso que a sociedade medieval tanto se norteava.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Vale ressaltar que a filosofia política ajuda e muito na construção da sociologia política e o filósofo Aristóteles, nos deixa um legado que nos fornece indícios para a construção dessa nova ciência. Podemos destacar ainda que, após Aristóteles, outros pensadores deixaram grandes informações que auxiliaram na criação da sociologia política. Com essa afirmação, podemos perguntar o que os pensadores posteriores a Aristóteles contribuíram nessa construção?
Analise as sentenças abaixo e anote as corretas para assinalar o que se pede ao final.
I - O que esses pensadores fizeram foi imaginar, com rigor lógico, a origem do Estado e, a partir dessa construção abstrata, tiveram consequências;
II - Sobre o exercício do poder numa sociedade que se quer livre e igual. O olhar desses filósofos estava voltado para um 'Estado' ideal;
III - Construir uma abordagem abstrata, entretanto, significa distanciar-se da realidade, e não estabelecer com ela um diálogo fundado na experiência e no raciocínio lógico intuitivo.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas II está correta.
c. Apenas I está correta.
d. Apenas I e III estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Leia atentamente o trecho abaixo e responda o que se pede: Por isso, para qualquer príncipe governar bem o espaço coletivo, é preciso que ele se atenha aos fatos históricos e retire dessa observação as soluções que deram certo, fazendo o mesmo processo com as de insucesso.
A ideia maquiavélica apresentada acima demonstra que:
a. A ação política é capaz de suprir a vida coletiva onde o rei deve conhecer o lugar em que vive. Somente depois dessa análise que o rei poderá abandonar os acontecimentos passados. Assim, ele poderá compreender a atualidade de seu governo e então poderá agir para resolver problemas cotidianos do estado. No entanto, somente os problemas simples.
b. A ação política é capaz de suprir a vida coletiva em que o rei não precisa conhecer o lugar em que vive nos mínimos detalhes. Assim, ele poderá compreender o que está acontecendo na atualidade de seu governo sem conhecer o passado. Então ele pode agir para resolver problemas cotidianos do estado. Tanto problemas simples como os mais complexos.
c. A ação política é capaz de suprir a vida coletiva onde o Rei deve conhecer o lugar em que vive nos mínimos detalhes, através de observação, de métodos. Somente depois dessa análise que o Rei pode relacionar com acontecimentos passados. Assim, ele poderá compreender o que está acontecendo na atualidade de seu governo e então poderá agir para resolver problemas cotidianos do estado. Tanto problemas simples como os mais complexos.
d. A ação política é incapaz de suprir a vida coletiva onde o rei deve conhecer o lugar em que vive. Somente depois dessa análise que o rei poderá abandonar os acontecimentos passados. Assim, ele poderá compreender a atualidade de seu governo e então poderá agir para resolver problemas cotidianos do estado. No entanto, somente os problemas simples.
e. A ação política é incapaz de suprir a vida coletiva onde o rei não deve conhecer o lugar em que vive. Pois o rei deve ignorar acontecimentos passados. Assim, ele poderá agir sobre o que está acontecendo em seu governo e então resolver problemas cotidianos do estado. Tanto problemas simples como os mais complexos.

O pensamento ideal de Maquiavel é a criação de um Estado forte, cujo precisa-se manter assim em que não se questione seus fins, pois seu interesse é objetivo. Assim podemos afirmar que a soberania do estado e do governante deve ser o ponto alto do estado. “Pois só se constrói um estado forte com um governante forte que é capaz de manter-se à frente do mesmo. Onde pode ser utilizado de todas artimanhas para que isso ocorra”.
Assinale a frase correta que representa à ideia de Maquiavel expressa acima:
a. “Os fins não justificam os meios utilizados para o rei manter o poder”.
b. “O rei é um enviado de Deus e só deve satisfação de seus atos a Deus”.
c. “Os fins justificam os meios”.
d. “É o homem mais feliz, seja ele rei ou camponês, aquele que encontra paz em seu lar”.
e. “O homem é o lobo do homem”.

Através da observação da busca pelas experiências, Pareto compreendia que a busca por identificar regularidades é a ação que faz com que o homem busque as experiências e a partir delas chegue a conclusões nas quais possa não só compreender como colaborar com o desenvolvimento da sociedade. Para ele, a experiência como forma de alcançar a verdade, Pareto buscou a distinção entre verdade e utilidade.
Analise as sentenças acima e assinale a alternativa correta.
I – A verdade se faz através da ciência;
II – A verdade é fruto do conhecimento empírico;
III – através da observação que todo fenômeno social pode ser visto como a realidade;
IV – Nem tudo que representa a verdade significa positividade;
V - Ele compreende que a ação subjetiva nunca irá compreender uma relação lógica entre meio e fim.
a. As alternativas I, IV e V estão incorretas.
b. As alternativas II, III e V estão corretas.
c. As alternativas I, III e IV estão corretas.
d. As alternativas I, II e III estão corretas.
e. As alternativas III, IV e V estão incorretas.

A pólis grega é a junção de várias tribos que por sua vez movimenta a relação das famílias, escravos e cidadãos livres. Com isso nasce a necessidade de se criar cargos políticos, para se debater os problemas da sociedade. Temos a assembleia onde os cidadãos gregos (homens e livres), passam a opinar e decidir os rumos da pólis. Inclusive ocorria cargos temporários e eletivos. Vale ressaltar que com isso temos governos que passam a ser avaliados entre os cidadãos. Alguns chamados de bons e outros de ruim, governos de poucos ou de muitos, entre outros. Assim, Aristóteles passa a definir a “polítia”, entendendo a oligarquia (governo de poucos) e o que ele chama de democracia (demo: povo e cracia: governo). A polítia é a fusão da oligarquia e da democracia. Agora que sabemos o que consiste uma e outra, podemos compreender melhor em que consiste essa fusão:
Sobre a fusão que resultou no surgimento da “politia”. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso nas sentenças abaixo:
( ) é um regime em que a união dos ricos e dos pobres deveria remediar a causa mais importante de tensão em todas as sociedades;
( ) A luta dos que não possuem, contra os proprietários;
( ) É o regime mais propício para assegurar “a paz social”.
a. V-F-V.
b. V-V-F.
c. F-F-F.
d. F-V-V.
e. V-V-V.

A questão relacionada à divisão do poder entre governantes e governados se estende há muito tempo, constando em obras de pensadores modernos como Marx, Montesquieu e Maquiavel. De acordo com Mosca, essas classes se dividem de acordo com seu poder, sua influência e seu poder de controle social e econômico.
A partir do conceito de classes referente a governantes e governados, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I – As classes dominadas são aqueles que governam pois são os que votam;
II – Os governantes são a minoria, por isso se articulam e se organizam de maneira mais positiva de acordo com seus interesses;
III – As classes que governam são grupos desestruturados por serem extremamente numerosas;
IV – A classe dos que são governados são desestruturados e desorganizados, dificultando sua expressiva ascensão.
a. As assertivas II e IV estão corretas.
b. As assertivas I e III estão corretas.
c. As assertivas III e IV estão corretas.
d. As assertivas II e III estão incorretas.
e. As assertivas I e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina