Buscar

O que é o Complexo de Ghon? Qual a importância clínica do mesmo? O Complexo de Ghon é uma lesão granulomatosa branco-acinzentada bem demarcada que...

O que é o Complexo de Ghon? Qual a importância clínica do mesmo?

O Complexo de Ghon é uma lesão granulomatosa branco-acinzentada bem demarcada que contém os bacilos da tuberculose, macrófagos modificados e outras células imunes.
O Complexo de Ghon é formado durante a tuberculose primária, em indivíduos com imunidade celular normal.
Os bacilos da tuberculose liberados dos macrófagos são levados pela drenagem linfática até os linfonodos traqueobrônquicos do pulmão afetado e lá provocam a formação de granulomas caseosos.
A combinação da lesão pulmonar primária com os granulomas dos linfonodos recebe o nome de complexo de Ghon.
O complexo de Ghon cicatriza e sofre retração, fibrose e calcificação.
A calcificação do complexo de Ghon é detectável nas radiografias de tórax, o que auxilia no diagnóstico de tuberculose primária.

Essa pergunta também está no material:

tics 7 3p
3 pág.

Fisiopatologia Faculdades Integradas PitágorasFaculdades Integradas Pitágoras

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Complexo de Ghon é uma lesão granulomatosa que se forma durante a tuberculose primária, em indivíduos com imunidade celular normal. É uma combinação da lesão pulmonar primária com os granulomas dos linfonodos traqueobrônquicos do pulmão afetado. A importância clínica do Complexo de Ghon é que ele é um importante marcador radiológico para o diagnóstico de tuberculose primária. A calcificação do complexo de Ghon é detectável nas radiografias de tórax, o que auxilia no diagnóstico da doença. Além disso, a presença do complexo de Ghon pode indicar que o indivíduo já teve contato com o bacilo da tuberculose e pode estar em risco de desenvolver a doença novamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais