Buscar

Logística reversa como diferencial entre as empresas. A crescente importância da preservação ambiental e da incessante busca por vantagens competit...

Logística reversa como diferencial entre as empresas.

A crescente importância da preservação ambiental e da incessante busca por vantagens competitivas pelas empresas mostra a evidente relevância da avaliação da logística reversa. Medidas de gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos por empresas de qualquer tipologia ou porte é fundamental para a minimização e/ou eliminação dos impactos gerados sobre o meio ambiente. Nesse sentido, a Logística Reversa, que permite o retorno do material ao produtor após seu fim de vida, se mostra como uma atividade eficaz para a gestão de resíduos.

Considerando o enunciado acima, redija um texto em que sejam explicadas as importâncias da logística reversa no âmbito social, ambiental e econômico.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A logística reversa é uma atividade que tem se tornado cada vez mais importante para as empresas, principalmente devido à crescente preocupação com a preservação ambiental e a busca por vantagens competitivas. Essa atividade consiste em gerenciar os resíduos sólidos produzidos pelas empresas, permitindo o retorno do material ao produtor após seu fim de vida. No âmbito social, a logística reversa é importante porque contribui para a redução dos impactos ambientais causados pela produção e descarte inadequado de resíduos sólidos. Além disso, a gestão adequada desses resíduos pode gerar empregos e renda para a população, principalmente em atividades relacionadas à coleta, triagem e reciclagem. No âmbito ambiental, a logística reversa é fundamental para a preservação do meio ambiente, pois permite a redução da quantidade de resíduos sólidos destinados a aterros sanitários e lixões, evitando a contaminação do solo, da água e do ar. Além disso, a reciclagem de materiais contribui para a economia de recursos naturais, como água e energia, e para a redução da emissão de gases de efeito estufa. No âmbito econômico, a logística reversa pode ser vista como uma oportunidade de negócio, pois permite a criação de novos produtos a partir da reciclagem de materiais, gerando receita para as empresas e para a economia como um todo. Além disso, a gestão adequada dos resíduos sólidos pode evitar multas e sanções ambientais, reduzindo os custos operacionais das empresas. Portanto, a logística reversa é uma atividade fundamental para as empresas que desejam se destacar no mercado, contribuir para a preservação ambiental e gerar benefícios sociais e econômicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais