Buscar

Leia as assertivas abaixo, completando as lacunas em branco conforme as lições de Hermenêutica Constitucional: Certo governo estadual, tendo em vis...

Leia as assertivas abaixo, completando as lacunas em branco conforme as lições de Hermenêutica Constitucional:

Certo governo estadual, tendo em vista o aumento do número de crianças nas ruas, decide intensificar programas de institucionalização, sob o argumento de que esta ação protegerá crianças em situação de risco com mais eficácia do que o investimento em programas de atendimento social a famílias carentes. O Ministério Público do Estado respectivo pretende acionar o Judiciário para que se pronuncie sobre a compatibilidade da decisão governamental com a disciplina dos direitos fundamentais da criança e do adolescente e fundamenta sua petição em princípio de hermenêutica constitucional, denominado princípio da                                                                                                           , tecendo o seguinte raciocínio:

 

·    Sob o prisma da                                     , conclui-se que a opção do governo não é idônea para os fins que busca, já que a principal causa do abandono reside no desajuste social das famílias. Assim, a institucionalização não atingiria a raiz do problema e não seria capaz de diminuir o número de crianças nas ruas.

·    No entanto, ainda que o Judiciário entenda que a medida é idônea, sob o prisma da , conclui-se que a opção do governo não é a melhor escolha possível, pois existem outras políticas públicas


menos gravosas para a garantia da proteção integral da criança, capazes, inclusive, de gerar melhores resultados do que a política de institucionalização.

·    Todavia, ainda que o Judiciário entenda que a medida é idônea e se materializa na melhor escolha possível, sob o prisma da , conclui-se que a opção do governo não é equilibrada e não gera mais vantagens para a sociedade, na medida em que a institucionalização se transforma em uma espécie de punição à criança que se encontra em situação de pobreza, imputando-lhe uma carga demasiadamente onerosa para suportar.

 

Os termos jurídicos que completam CORRETAMENTE as lacunas do texto são, respectivamente:

A.   EFEITO INTEGRADOR: idoneidade, proporcionalidade em sentido estrito e efetividade.

B.   PROPORCIONALIDADE: adequação, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito.

C.   CONFORMIDADE FUNCIONAL: adequação, integração e proporcionalidade.

D.   UNIDADE DA CONSTITUIÇÃO: proporcionalidade, adequação e justeza.

E.    MÁXIMA EFETIVIDADE: necessidade, razoabilidade e efetividade.