Buscar

Poucos pensadores da segunda metade do século 20 alcançaram repercussão tão rápida e ampla quanto o francês Michel Foucault (1926-1984). Por ter pr...

Poucos pensadores da segunda metade do século 20 alcançaram repercussão tão rápida e ampla quanto o francês Michel Foucault (1926-1984). Por ter proposto abordagens inovadoras para entender as instituições e os sistemas de pensamento, a obra de Foucault tornou-se referência em uma grande abrangência de campos do conhecimento. Em seus estudos de investigação histórica, o filósofo tratou diretamente das escolas e das ideias pedagógicas na Idade Moderna. Os estudos de Foucault, referentes à escola, revelam que:


a) o autor deixou leituras que ele fez a respeito do espaço escolar como uma instituição social privilegiada para a formação dos dispositivos de controle característicos da sociedade disciplinar.
b) Foucault desenvolveu uma teoria específica, discutindo o espaço escolar e os processos de aprendizagem.
c) em sua teoria sobre a escola, defende que é impossível o sujeito acessar, criar ou reproduzir saberes.
d) o autor defendeu que a escola é um espaço para aprendizagem do saber universal.
e) o autor defendia que a escola é um espaço de diálogo e liberdade.

Essa pergunta também está no material:

Adg4 - Sociologia da Educação
4 pág.

Pedagogia Universidade Metropolitana de SantosUniversidade Metropolitana de Santos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) o autor deixou leituras que ele fez a respeito do espaço escolar como uma instituição social privilegiada para a formação dos dispositivos de controle característicos da sociedade disciplinar. Michel Foucault, em sua obra, aborda a escola como uma instituição que contribui para a formação dos dispositivos de controle da sociedade disciplinar, que se caracteriza pela vigilância e pelo controle dos corpos e das mentes. Ele analisa a escola como um espaço privilegiado para a formação desses dispositivos, que se estendem para além da escola e se manifestam em outras instituições sociais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais