Buscar

Coroas provisórias posteriores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Coroas provisórias posteriores – Aula Pré Clínica III – 04/05/2023
Técnicas diretas: 
· Matriz de alginato
· Matriz de silicone
· Técnica da anatomia funcional. 
1. Matriz de alginato: 
Pacientes com coroas já feitas que querem trocar a coroa por algum motivo, e anatomia da prótese tá bem feita, e a prótese será utilizada como um guia pro provisório posterior. 
Só é feito se o paciente estiver com uma coroa satisfatória, ou fazer, moldagem do paciente, fazer enceramento para o molde servir como base para a prótese. 
Feita com uma moldeira parcial, encher a moldeira com alginato e moldar a região da coroa que o paciente já tem. 
Remove a coroa, com cortes com pontas diamantadas, multilaminadas e expõe o substrato e faz um repraparo, resilina o substrato. 
Manipula e coloca a resina acrílica no molde daquele dente e coloca no substrato, quando tiver em fase borrachoide, tira e coloca a coroa em uma sequência de vezes, pois quando ela vai tomando presa ela vai contraindo, e isso deve esse processo de tira e coloca, vai até a presa final da resina acrílica. Remove a coroa provisória e começa o polimento, com as brocas maxcuts, pedras de polimentos, e discos de polimentos. 
2. Matriz de silicona:
Geralmente por silicona de condensação por baixo custo. 
Não precisa da moldeira, pois ele já possui uma consistência mais durinha, mais trabalhável, por isso conseguimos manipular o silicone pesado e levar em posição e espera o silicone entrar em condesação, tira o molde, corta a coroa antiga do paciente, manipula a resina acrílica, coloca no molde do dente, vaselino o preparo e leva em posição. Entrou na fase borrachóide remove o molde da boca, remove os excessos, e faz o polimento. 
Faz o mesmo protocolo da matriz de alginato. 
Ajusta a oclusão com carbono. 
E cimenta com cimento provisório a coroa provisória. 
3. Matriz de acetato:
Matriz de acetato no formato do dente, para molares e pré molares, com vários tamanhos, formatos e larguras. 
Pode ser feito com resina acrílica ou resina fotopolimerizável, coloca dentro da matriz, e espera tomar presa borrachóide em casos de resina acrílica, e tomar presa em resina fotopolimerizável. 
Matriz de acetato confeccionada pelo próprio dentista é outro método de usar: você molda o paciente, incera o dente em questão, depois hidrata o modelo em água e deixa ele por 10 minutos e molda com alginato o modelo com o dente em formato esperado. E vai no vacum, realiza a placa de “clareamento” e dessa placa ela vai ter o formato do dente que foi encerado. Na placa, coloca fita teflon (fita de veda rosca) nos dentes adjacentes na placa. E nos dentes que vai a coroa, coloca a resina acrílica ou resina de bisacrílica (resina provisória, que toma presa química). 
Quando tira a plaquinha e faz o acabamento e polimentos. 
4. Anatomia Funcional ou bolinha 
Quando o paciente vem com a coroa, mas a coroa não ta satisfatória, ou paciente com o dente com ampla destruição coronária, quando não há estrutura que servirá como base. 
Vaselina o preparo e o dente do preparo e dente antagonista a ele. Manipula a resina acrílica, faz a bolinha, e quando ela entrar em fase plástica que é fase manipulável da resina acrílica, vaselina a luva, faz uma bolina, vai no preparo, pega o pincel e molha no líquido e joga resina acrílica somente no término, e encaixar a bolinha e vai adaptando, tirando o excesso grosseiro e pede pro paciente morder, para que o dente antagonista edente a resina acrílica, quando ela entrar em fase borrachóide, paciente abre a boca, fica tirando e colocando até entrar na fase rígida. Quando notar que ela fica muito quente, joga água com a seringa, evitando que o calor passe para os dentes vizinhos. 
Tira e marca o término e tudo o que tiver além do término deve ser removido e desenha o formato relacionado aos dentes vizinhos. Marca a altura dos dentes vizinhos.

Outros materiais