Logo Passei Direto
Buscar
Quanto ao princípio da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas, é correto afirmar que:

A) São renunciáveis os direitos livremente estabelecidos pelas partes contratantes, resultantes de ajuste expresso ou tácito do empregado e empregador, quando não haja proibição legal, inexista vício de consentimento e não importe prejuízo ao empregado.
B) Não é absoluta a irrenunciabilidade do direito à anotação do contrato de trabalho na Carteira de Trabalho e Previdência Social.
C) No curso da relação de emprego, a renunciabilidade de direitos é a regra e a indisponibilidade constitui-se em caráter excepcional.
D) O Direito do Trabalho impede a supressão de direitos trabalhistas em face do exercício, pelo devedor trabalhista, de prerrogativa legal.
A) Apenas a afirmativa A está correta.
B) Apenas a afirmativa B está correta.
C) Apenas a afirmativa C está correta.
D) Apenas a afirmativa D está correta.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao princípio da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas: A) São renunciáveis os direitos livremente estabelecidos pelas partes contratantes, resultantes de ajuste expresso ou tácito do empregado e empregador, quando não haja proibição legal, inexista vício de consentimento e não importe prejuízo ao empregado. - Esta afirmativa é incorreta, pois a irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas é um princípio fundamental que protege o trabalhador, e não permite a renúncia de direitos, mesmo que haja acordo. B) Não é absoluta a irrenunciabilidade do direito à anotação do contrato de trabalho na Carteira de Trabalho e Previdência Social. - Esta afirmativa é correta, pois a anotação na CTPS é um direito que deve ser respeitado, mas existem situações em que a anotação pode não ocorrer, embora isso não seja o ideal. C) No curso da relação de emprego, a renunciabilidade de direitos é a regra e a indisponibilidade constitui-se em caráter excepcional. - Esta afirmativa é incorreta, pois a regra é a irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas, e a renúncia é a exceção. D) O Direito do Trabalho impede a supressão de direitos trabalhistas em face do exercício, pelo devedor trabalhista, de prerrogativa legal. - Esta afirmativa é correta, pois o Direito do Trabalho visa proteger os direitos dos trabalhadores e não permite que prerrogativas legais do empregador suprimam direitos trabalhistas. Analisando as alternativas, a correta é: B) Apenas a afirmativa B está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A) São renunciáveis os direitos livremente estabelecidos pelas partes contratantes, resultantes de ajuste expresso ou tácito do empregado e empregador, quando não haja proibição legal, inexista vício de consentimento e não importe prejuízo ao empregado. O princípio da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas é uma garantia prevista na Constituição Federal e tem como objetivo proteger o trabalhador de possíveis abusos por parte do empregador. No entanto, existem exceções em que os direitos podem ser renunciados, desde que não haja proibição legal, vício de consentimento ou prejuízo ao empregado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Levando-se em consideração os meios de solução dos conflitos coletivos, analise as assertivas a seguir: I - O resultado da resolução do conflito pela via da arbitragem consuma-se pelo laudo arbitral, que é o ato pelo qual o árbitro decide o conflito apresentado. Esse mecanismo arbitral, especificamente quanto à solução de conflitos individuais laborais, vem sendo plenamente aceito pela jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho. II - É certo considerar a mediação como conduta pela qual um terceiro aproxima as partes conflituosas, auxiliando e até mesmo instigando a sua composição. Contudo, tal conflito há de ser resolvido diretamente pelos atores envolvidos nesse embate, e não pelo mediador. III - A Lei Complementar n. 75/1993 conferiu expressamente atribuição aos membros do Ministério Público do Trabalho para atuarem como árbitros, se assim for solicitado pelas partes, nos dissídios de competência da Justiça do Trabalho. IV - A arbitragem obrigatória é imposição da Constituição da República para resolução de conflitos coletivos de trabalho após frustrado o mecanismo da negociação coletiva. Assinale a alternativa CORRETA:

I - O resultado da resolução do conflito pela via da arbitragem consuma-se pelo laudo arbitral, que é o ato pelo qual o árbitro decide o conflito apresentado. Esse mecanismo arbitral, especificamente quanto à solução de conflitos individuais laborais, vem sendo plenamente aceito pela jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho.
II - É certo considerar a mediação como conduta pela qual um terceiro aproxima as partes conflituosas, auxiliando e até mesmo instigando a sua composição. Contudo, tal conflito há de ser resolvido diretamente pelos atores envolvidos nesse embate, e não pelo mediador.
III - A Lei Complementar n. 75/1993 conferiu expressamente atribuição aos membros do Ministério Público do Trabalho para atuarem como árbitros, se assim for solicitado pelas partes, nos dissídios de competência da Justiça do Trabalho.
IV - A arbitragem obrigatória é imposição da Constituição da República para resolução de conflitos coletivos de trabalho após frustrado o mecanismo da negociação coletiva.
A) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
B) Apenas as assertivas I e IV estão incorretas.
C) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
D) Todas as assertivas estão corretas.

Assinale a alternativa que corresponde à geração dos direitos humanos sociais:


A) Direitos de 1ª geração ou dimensão.
B) Direitos de 2ª geração ou dimensão.
C) Direitos de 3ª geração ou dimensão.
D) Direitos de 1ª e 2ª geração ou dimensão.

Mais conteúdos dessa disciplina