Logo Passei Direto
Buscar
Levando-se em consideração as características gerais da Medida Provisória, assinale a alternativa correta:


A) É vedada a edição de medida provisória sobre matéria relativa a direito processual do trabalho e direito tributário.
B) Os requisitos da relevância e da urgência não podem ser analisados pelas Casas do Congresso Nacional, uma vez que se tratam de requisitos discricionários do Chefe do Executivo.
C) Caso a medida provisória não seja deliberada no prazo de 120 dias, ocorrerá sua rejeição tácita e perderá sua eficácia desde a edição.
D) As medidas provisórias terão sua votação iniciada no Senado.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre as características gerais da Medida Provisória: A) É vedada a edição de medida provisória sobre matéria relativa a direito processual do trabalho e direito tributário. - Esta afirmação não é correta, pois a Constituição permite a edição de medidas provisórias sobre diversas matérias, incluindo direito tributário, embora existam restrições específicas. B) Os requisitos da relevância e da urgência não podem ser analisados pelas Casas do Congresso Nacional, uma vez que se tratam de requisitos discricionários do Chefe do Executivo. - Esta afirmação também não é correta, pois as Casas do Congresso têm o poder de analisar a relevância e a urgência das medidas provisórias. C) Caso a medida provisória não seja deliberada no prazo de 120 dias, ocorrerá sua rejeição tácita e perderá sua eficácia desde a edição. - Esta afirmação é correta. Se a medida provisória não for apreciada dentro do prazo, ela realmente perde a eficácia desde a sua edição. D) As medidas provisórias terão sua votação iniciada no Senado. - Esta afirmação não é correta, pois as medidas provisórias são inicialmente apreciadas pela Câmara dos Deputados. Portanto, a alternativa correta é: C) Caso a medida provisória não seja deliberada no prazo de 120 dias, ocorrerá sua rejeição tácita e perderá sua eficácia desde a edição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C) Caso a medida provisória não seja deliberada no prazo de 120 dias, ocorrerá sua rejeição tácita e perderá sua eficácia desde a edição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Levando-se em consideração os meios de solução dos conflitos coletivos, analise as assertivas a seguir: I - O resultado da resolução do conflito pela via da arbitragem consuma-se pelo laudo arbitral, que é o ato pelo qual o árbitro decide o conflito apresentado. Esse mecanismo arbitral, especificamente quanto à solução de conflitos individuais laborais, vem sendo plenamente aceito pela jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho. II - É certo considerar a mediação como conduta pela qual um terceiro aproxima as partes conflituosas, auxiliando e até mesmo instigando a sua composição. Contudo, tal conflito há de ser resolvido diretamente pelos atores envolvidos nesse embate, e não pelo mediador. III - A Lei Complementar n. 75/1993 conferiu expressamente atribuição aos membros do Ministério Público do Trabalho para atuarem como árbitros, se assim for solicitado pelas partes, nos dissídios de competência da Justiça do Trabalho. IV - A arbitragem obrigatória é imposição da Constituição da República para resolução de conflitos coletivos de trabalho após frustrado o mecanismo da negociação coletiva. Assinale a alternativa CORRETA:

I - O resultado da resolução do conflito pela via da arbitragem consuma-se pelo laudo arbitral, que é o ato pelo qual o árbitro decide o conflito apresentado. Esse mecanismo arbitral, especificamente quanto à solução de conflitos individuais laborais, vem sendo plenamente aceito pela jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho.
II - É certo considerar a mediação como conduta pela qual um terceiro aproxima as partes conflituosas, auxiliando e até mesmo instigando a sua composição. Contudo, tal conflito há de ser resolvido diretamente pelos atores envolvidos nesse embate, e não pelo mediador.
III - A Lei Complementar n. 75/1993 conferiu expressamente atribuição aos membros do Ministério Público do Trabalho para atuarem como árbitros, se assim for solicitado pelas partes, nos dissídios de competência da Justiça do Trabalho.
IV - A arbitragem obrigatória é imposição da Constituição da República para resolução de conflitos coletivos de trabalho após frustrado o mecanismo da negociação coletiva.
A) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
B) Apenas as assertivas I e IV estão incorretas.
C) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
D) Todas as assertivas estão corretas.

Assinale a alternativa que corresponde à geração dos direitos humanos sociais:


A) Direitos de 1ª geração ou dimensão.
B) Direitos de 2ª geração ou dimensão.
C) Direitos de 3ª geração ou dimensão.
D) Direitos de 1ª e 2ª geração ou dimensão.

Mais conteúdos dessa disciplina