Buscar

2) “O rei [Henrique VIII (1509-1547)] pediu a nulidade de seu casamento com Catarina alegando incesto, por ter se casado com a esposa de seu irmão,...

2)

“O rei [Henrique VIII (1509-1547)] pediu a nulidade de seu casamento com Catarina alegando incesto, por ter se casado com a esposa de seu irmão, com base no versículo 16 do capítulo 18 do Levítico, que proibia tal união. Em 1531, o papa Clemente proibiu o rei de se separar e casar novamente até que se concluíssem investigações eclesiásticas na Inglaterra acerca do assunto. No entanto, o rei, sob as influências de Thomas Cromwell, membro do parlamento, decidiu seguir o exemplo dos príncipes germânicos.”

Sobre o contexto das Reformas Religiosas e sua relação com a consolidação dos Estados Modernos, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

  • a)
  • Thomas More incialmente simpático a Igreja Católica, acabou rompendo e se colocando a favor da formação da Igreja Anglicana.
  • b)
  • Jean Bodin desenvolveu uma teoria política inovadora por sua metodologia racional, mas conservadora em seus objetivos políticos de legitimar a soberania monárquica por valores religiosos.
  • c)
  • Thomas More desenvolveu uma teoria política democrática a partir da noção de ascendência divina de Thomas de Aquino.
  • d)
  • Jean Bodin foi executado por se recusar a apoiar seu rei na formação da Igreja Anglicana, contra a Igreja Católica.
  • e)
  • Jean Bodin e Thomas More conjuntamente apoiaram a reforma protestante na França, dando suporte teórico para a ação socioeconômica dos huguenotes.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Jean Bodin desenvolveu uma teoria política inovadora por sua metodologia racional, mas conservadora em seus objetivos políticos de legitimar a soberania monárquica por valores religiosos. As outras alternativas não estão relacionadas ao contexto histórico apresentado no enunciado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais